domingo, 10 de janeiro de 2010

A Guerra dos Tronos - Crítica

Título: A Guerra dos Tronos
Autor: George R. R. Martin
Tradutor: Jorge Candeias
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 359
Preço Editor: 18,85 €

Confesso que demorei mais tempo do que aquele que tinha previsto para ler este livro. No entanto, apreciei cada linha, cada parágrafo, cada descrição desta primeira obra, correspondente ao livro um das "Crónicas de Gelo e Fogo". Não quero repetir tudo o que já foi dito, uma vez que este livro já foi alvo de crítica neste blog. Mas, de uma forma muito sintetizada, abordarei os aspectos que na minha opinião, caracterizam esta leitura fantástica.

Primeiramente, a construção das personagens, em particular Eddard Stark e John Snow. O sentimento em relação ao bastardo, a forma como Eddard não abandona a criança, apesar da sua história estar envolta em mistério, é um aspecto a reter. E na minha opinião, uma maneira bastante inteligente de George R.R. Martin aguçar a curiosidade do leitor.

A personalidade de Tyrion Lannister. Rendi-me por completo a esta personagem. Não só por demonstrar o "lado fraco" de um clã como os Lannister, como também pela atitude apresentada ao longo do livro. Contando, evidentemente, com o seu humor maioritamente irónico.

As duas irmãs: Sansa e Arya. Uma pela sua futilidade, compreensível devido à sua idade e também ao seu lado infantil e pouco maduro. E, totalmente o oposto, Arya, que não se enquadra na posição que ocupa, nunca desistindo de alcançar o seu verdadeiro objectivo.

E finalmente, não menos importante, Bran. Apesar de aparecer pouco, todas as vezes em que é referido, tem uma presença bastante vincada. Tenho muitas expectativas quanto a esta criança.

Personagens preferidas: John Snow, Tyrion Lannister e Arya.

Nota: (1/10) - 10 (Perfeito)

Patrícia

6 comentários:

Jojo disse...

Eu já tenho este livro em casa à espera vez. Opiniões destas aguçam a minha curiosidade. Mas como não tenho tido tempo quase nenhum ainda não inciei a sua leitura. Quero lê-lo com calma para saborear cada frase.

Bjinhos*

Ana C. Nunes disse...

Normalmente não sou fão do género, mas toda a gente diz tão bem deste livro que cada vez me convençço mais que tenho de lê-lo.
Gostei da opinião.

Tiago Mendes disse...

E pronto, desta forma, todos os três membros deste blog já leram A Guerra dos Tronos, e consequentemente se aventuraram na melhor saga de fantasia de sempre (isto já é a minha opinião, mas a julgar pelo teu 10 parto do princípio que também concordes!).

Um começo épico de uma saga brilhante. Prepara-te para uma longa lista de emoções ao longo dos próximos volumes...

SilverBallerina disse...

O Tiago tirou-me as palavras do teclado!

Patrícia disse...

Sim, de facto esta saga promete muito. Tenho algumas expectativas, como esclareci no post e penso que as restantes personagens não serão meras espectadoras. Será para breve a leitura dos próximos livros. Isso garanto. Pelo menos a sua compra é indubitável.

Patrícia disse...

A mim apetece-me ler o livro, mas disseram-me que sou demasiado nova para isso xD

Por isso, espero pelo dia em que possa ler Martin. Grande escritor, pelos vistos.

Blog Widget by LinkWithin