sábado, 20 de março de 2010

Anita

Hoje vou fazer uma pequena viagem no tempo e relembrar aqueles anos em que a minha parteleira de livros era quase toda composta por livros da Anita. Este meu gosto por estes livros infantis adveio da minha mãe que, já em pequena, os lia. Então, quando nasceu uma menina (eu), ela decidiu comprar-me alguns. E eu adorava-os! Adorava-os tanto que, sempre que ia às compras com ela e via um livro da Anita que ainda não tinha, pedia-lhe para me comprar - enquanto as outras meninas batiam com os pés no chão para as mães lhe comprarem bonecas.

Uma tarde, a minha mãe comprou-me a Anita no ballet. Eu já desde pequenina que ia para a sala com roupas extravagantes e punha-me a dançar feita maluca. Mas quando li este pequeno livro, foi como se algo escondido despertasse em mim. Soube logo, desde aquele momento, que queria ser bailarina. Óbvio que o sonho não se tornou assim tão fácil de concretizar como acontecia no livro da Anita, mas pode-se dizer que isto foi o meu pé de arranque para a pessoa que sou hoje.

E vocês? Também gostavam de ler os livros da Anita? Ainda os têm? Eu tenho os meus guardados na arrecadação, mas de vez em quando ainda me dá vontade de lê-los. Acontece-vos o mesmo?

Boas leituras!

Sara

7 comentários:

Tiago Mendes disse...

A minha avó tinha lá uns dez ou quinze já antigos em casa dela, e quando tinha 6 ou 7 anos também os li - embora os lesse por ler, e, ao contrário de ti, não me tenham marcado nada. Talvez porque também não são livros para rapazes, não me tenham significado muito. Mas como estavam à vista em casa da minha avó, não pude deixar de experimentar, quando pouco mais tinha que fazer :)

Ana C. Nunes disse...

Confesso que nunca li nenhum, mas esta colecção fascina-me e gostava de ter uma desculpa para comprar alguns. Sempre adorei as capas.

Jacqueline' disse...

A Anita! É mesmo difícil descrever o quanto gostei desses livros. Estava sempre a pedir para os meus pais os comprarem. Prova disso é a minha colecção completa!

Jojo disse...

A minha prima mais velha tem a colecção toda e eu quando era mais nova adorava lê-los.

Cris =) disse...

Eu tinha meia-dúzia que lia e relia... assim como os poucos livros que tive até começar a trabalhar (agora são mais os não lidos...)! Quando ia a casa das minhas primas, escolhia uns tantos da quase completa colecção e a tarde passava rápido, rapidinho, ali sentada no quarto pequenino. Que saudades desse tempo...

Káth disse...

Nao tenho mts livros da Anita
O 1º foi a Anita muda de casa
Gostava que a minha mae me lesse livros e mais tarde comecei a le-los sozinha mas nunca nenhum livro me marcou dessa forma
Acho q a Anita fez parte da infancia da maioria das raparigas...

Jinho

artemisa289 disse...

Bastantes.
Encontram-se algures no sotão

Blog Widget by LinkWithin