domingo, 7 de março de 2010

Ainda não começaste a ler As Crónicas de Gelo e Fogo?


Se por mero acaso, caro visitante do blog, ainda não começaste a ler As Crónicas de Gelo e Fogo, então este post é para ti. É que, tendo eu já lido os oito, e no fim de cada uma das críticas ter colocado uma observação «Escusado será dizer que, quem ainda não começou a ler, não sabe o que perde!», e colocando a hipótese de existir alguém a quem esse conselho tenha passado ao lado, decidi reforçar novamente a minha opinião.

«A Guerra dos Tronos» é o primeiro volume desta saga de fantasia, que é considerada pela crítica a melhor fantasia dos últimos cinquenta anos. Caro visitante do blog que ainda não começou a ler a saga: As Crónicas de Gelo e Fogo, para mim, é a melhor fantasia desde sempre. Há livros que aconselho. «Aconselhar» é um verbo fraco para esta colecção. Há quem diga que não gosta de fantasia - este livro foge à regra da fantasia dita normal. Foge aos clichés da magia, dos elfos, da luta do bem contra o mal. Aliás, o que não falta pelo mundo da Internet são pessoas que afirmavam (e continuam a dizê-lo) não gostar de fantasia, mas que se renderam a George R. R. Martin.

O autor liga-nos às personagens excelentemente criadas. Liga-nos às intrigas. Liga-nos ao mundo, ao Norte e ao Sul, às casas mais ricas e às menos poderosas, faz-nos torcer por esta família numa dada altura, faz-nos adorar odiar uma dada pessoa. Deixa-nos o coração nas mãos com a violência. Eleva o leitor a um nível muito digno. É um prazer ler cada um dos capítulos ao longo destes oito volumes (e ainda se encontram por escrever mais uns!).

Caro visitante... ainda não te convenceste? De cabeça lembro-me agora de mais quatro razões que te podem levar a experimentar ler o primeiro. 1º: Carrega aqui para leres as críticas que já fizémos aos livros da saga aqui no Lydo. 2º: E aqui para leres gratuita e legalmente os primeiros capítulos do primeiro volume. 3º: A produtora de séries americana HBO aprovou há menos de uma semana a realização de uma série, de 7 temporadas, inspirada nesta saga (estreia prevista para a Primavera de 2011) - carrega aqui para acederes a um site dedicado à série, onde podes ver o elenco. E 4º: ...

Para o 4º motivo, e derradeiro que por agora apresento, peço a todos os leitores do Lydo que já tenham lido, ou se encontrem a ler, esta Saga, que apresentem na caixa de comentários o vosso testemunho. Se o caro visitante ainda não acreditou em mim, que veja os comentários de todos e faça a sua escolha. :) Quem ainda não começou a ler, não sabe o que está a perder. Mesmo!

Tiago

10 comentários:

Jose disse...

Pronto, convenceste-me xD
Já coloquei o livro na minha lista, mas acho que ainda vai demorar algum tempo, já que tenho alguns outros livros em espera...

Ana C. Nunes disse...

Acreditar acredito, até porque tenho ouvido falar muito desta saga, mas estou relutante em começar, não por duvidar que seja excelente, mas porque se gostar vou ter de ir a correr comprar os livros todos, e neste momento não me posso dar a esse "luxo".
Por acaso já há mais de 1 ano que ando de olho na saga, mas ainda não surgiu a oportunidade de ver se é tão boa como todos dizem, e confesso que tenho um certo receio porque temo que aconteça como com os livros do "Senhor dos anéis", que toda a gente adorava, mas que eu achei super-aborrecidos e nem passei das primeiras páginas do primeiro volume.
De qualquer forma, pretendo começar esta saga, assim que puder.

Sofá Amarelo disse...

Este post então é para mim, obrigado! Ando a ler outros livros que o Henrique deveria ler e agora fiquei curioso com estes... vou reservar algo do meu tempo para eles!

Unknown disse...

Eu andava à procura do primeiro livro... e bem tive que ir a Lisboa para o comprar!!! :D

Quero ver se o leio nas férias da Páscoa! Já li as primeiras páginas e não sei se aguento estar muito tempo separada dele... (já que não posso ler tem que ser à socapa)

Mas estou com grandes espectativas!

N. Martins disse...

Já tenho o primeiro há uns meses, mas andava a adiar a leitura por ter a certeza que vou gostar e neste momento não posso comprar os restantes da saga... Estás a dificultar-me a vida... :)

Jojo disse...

Eu só li o primeiro volume e estou completamente viciada.Leiam, leiam é brilhante!!!
Quero devorar os livros seguintes porque quero desvendar os mistérios dos Sete Reinos.

Bjinhos* e obrigada Tiago por me teres dado a conhecer esta saga*

SimplyP disse...

Pronto, agora é que é: vou mesmo ter de começar a ler esta série. Até existem uns 5 volumes dela na biblioteca perto da minha casa, não há desculpa.
Amanhã vou lá e trago-o para casa :P

Depois virei aqui para dizer se gostei assim tanto se bem que estou reticente... É melhor que o Eragon ou o Harry Potter? Não tem nada a ver?

Não há nada como experimentar, lá está...

P.S: Inscrevi-me no outro dia no Good Reads e ainda me ando a adaptar àquilo, um pouco confuso ao início... Sabes, tu e as meninas têm que vir para o Bookcrossing, aquilo é um espectáculo!!

Nada a acrescentar,
P.

Tiago Mendes disse...

Olá P.
Respondendo à tua pergunta: não tem nada a ver com Eragon ou Harry Potter, e é melhor que ambos. Vais descobrir que tem um género muito próprio, não se centrando num herói, mas sim nas intrigas políticas e caseiras de variadas e múltiplas personagens.

Obrigado a todos pelos comentários. Fazem bem em terem decidido ler :) Depois passem por cá e dêem a vossa opinião!

Unknown disse...

Tiago, eu adoro remar contra a maré. Estes livros ainda agora chegaram e já são sucesso, por isso vou ler quando todos já tiverem lido :)
Um dia ainda hei-de ler Dan Brown; depois leio estes :)
Estou a brincar; é impressionante a quantidade de opiniões (ia escrever favoráveis) deslumbradas sobre estas crónicas...

Teresa disse...

Já li todos. Resta saber se chega mais algum...

Blog Widget by LinkWithin