sexta-feira, 12 de março de 2010

Feira do Livro de Lisboa 2010 - Primeiras Notícias

[Foto minha, tirada na Feira do Livro de Lisboa 2009]

É com orgulho que afirmo que o meu momento preferido do ano, no que toca a livros, é mesmo a Feira do Livro de Lisboa. De tal forma que sempre que passo na rotunda do Marquês de Pombal, e observo a extensão verdejante do Parque Eduardo VII nada mais me passa pela cabeça senão os stands por ali acima, cheios de livros novos em folha, e de gente que tem gosto em ler a adquirir leituras para as férias, já próximas (para alguns).

É portanto com satisfação, embora sem surpresa alguma, que leio o comunicado da APEL (Associação Portuguesa de Editores e Livreiros) de que a edição deste ano da feira vai voltar a realizar-se no Parque Eduardo VII. Os dias também já foram revelados: vai começar no dia 29 de Abril (quinta-feira) e prolongar-se-á até 16 de Maio (domingo). A APEL acrescenta ainda, no seu site:
A APEL terá sob a sua responsabilidade a organização deste evento que é, desde há largos anos, um importante marco no calendário cultural dos lisboetas. O grande propósito desta iniciativa continua a ser a promoção e difusão do livro em língua portuguesa, fomentar os hábitos de leitura dos portugueses e incrementar o nível de literacia. Prevê-se uma continuidade do projecto iniciado em 2009, tendo por base o pressuposto de dinamizar a feira e toda a sua envolvência.

Tenho de manifestar um pouco o meu desagrado em relação ao período da feira abranger a primeira quinzena de Maio - prefiro as datas da Feira do Porto, que já apanham Junho. É que em Maio, se acontecer como no ano passado, alguns dias estão de chuva, o que não são as condições mais agradáveis para passear por entre os livros. De resto, adoro a Feira. Aposto que todos vocês, desse lado, também estão ansiosos pela edição deste ano! Já começaram a fazer as vossas listas de adquirições...?

Tiago

3 comentários:

SilverBallerina disse...

É óbvio que eu vou contigo e vamos andar lá aos pulinhos de livro em livro!

SP disse...

Olá!
Eu costumo ir a várias feiras do livro durante o Verão e a do parque Eduardo VII é bem capaz de ser a minha preferida. É que é ENORME!! Tem um mapa e tudo!
E geralmente vou lá mais do que uma vez: primeiro com o meu irmão mais novo para que ele se vá apaixonando pelos livros como eu, outra vez com amigos para os massacrar e ir contando as histórias de alguns dos volumes (a maioria deles não gosta de ler..). E às vezes ainda dou por mim no parque pela tereira vez sozinha, só para passear e vê-los...

E claro, ando durante o ano inteiro a juntar trocos e a apontar nomes de livros para poder lá divertir-me em Maio!

susemad disse...

Este ano se me for possível, quero ir à Feira do Livro de Lisboa! :))
Nunca fui e bem sei que em dimensão não se compara nada, mas mesmo nada a estas que se realizam aqui!

Blog Widget by LinkWithin