quarta-feira, 20 de maio de 2009

Danças na Floresta - Crítica (Tiago)



«Tudo tem um preço», dizem todos a Jena, «tudo tem um preço». E sim, tudo teve um preço para a segunda mais velha de cinco irmãs, que teve de sacrificar certas coisas para obter bens maiores, ao longo da sua vida. Jenica, de seu nome completo, mostrou ser uma personagem tipicamente marilliana, com a força de vontade a notar-se em todos os poros da sua pele - e, aliás, seguindo o exemplo da própria autora, Juliet Marillier.

«Danças na Floresta» é o primeiro livro de Juliet catalogado como «young adult», ou seja, literatura infanto-juvenil, em português. Todos os restantes editados até hoje (sem contar com a sequela deste, O Segredo de Cibele) são para adultos. Sinceramente, admito que não seria capaz de os dividir assim. Em «Danças na Floresta» não existe exactamente a mesma monumentalidade e utopia que se lê em Sevenwaters, mas a história é igualmente linda e poderosa.

Uma Clareira da Dança que nos faz esperar por cada lua cheia ao longo da leitura, personagens cujas mentes vamos construindo ao longo das páginas, e mistérios que são alimentados quase até ao último capítulo... um livro mágico, emocionante, e que conta a história do amor verdadeiro - sim, é real. Sim, é mágico. Mas sim, tudo tem um preço. Também Jena aprendeu isto.

Nº de Páginas: 128

Personagens Preferidas: Gogu (foi o sapo mais simpático que já tive o prazer de conhecer), Draguta (porque adoro personagens misteriosas) e Jena (a Juliet esmerou-se, como sempre, na sua personagem principal).

Nota (0/10) - 8 (Muito Bom)

Tiago

3 comentários:

Anónimo disse...

há mt que o quero ler!:D devo perder a cabeça e comprar este mÊs os dois

jinhos**

Carolina disse...

finalmente venho cá deixar um comentário!
eu li 'o segredo de cibele' antes deste, pois foi o que me tinham dado. acabei de ler esta delícia à cerca de 20 minutos, e estou sem dúvida maravilhada.
a Juliet esmerou-se, sem dúvida, em Jena. e sem dúvida Gogu é o sapo mais doce de todos os tempos, e o enredo é fascinante.
adoro, adoro. muito bom mesmo, :)

Tiago Mendes disse...

Muito obrigado pelo comentário, Carolina! Também gostei muito de ler este livro :)

Qual é a tua próxima leitura?

Blog Widget by LinkWithin