sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Lua Nova - Crítica (Tiago)

[Apesar de conter poucos, esta crítica contém alguns spoilers (revelações do enredo) acerca da história, que estão numa letra igual à do fundo. Passa com o rato por cima das frases entre parenteses rectos ([]) para leres essas partes.]

Hoje terminei de ler o segundo livro da saga Luz e Escuridão, da Stephanie Meyer - Lua Nova. Foi um livro que li mais ou menos rápido, tendo em conta a minha velocidade média para ler livros com o tamanho deste (cerca de 400 páginas). Por norma, costumo demorar cerca de um mês, por vezes um pouco mais... mas à semelhança do que aconteceu com Crepúsculo, o primeiro da saga, Lua Nova foi bastante rápido e agradável de se ler (fi-lo em 16 dias).

A escrita de Stephanie Meyer é harmoniosa, vai sempre fluindo para novos caminhos... mas a principal característica, que, na minha opinião, está ainda mais sublinhada neste segundo volume, é a lentidão dos factos. Todas as acções são ponderadas. As descrições, minuciosas, principalmente ao nível dos sentimentos. Os diálogos parecem estudados pelas próprias personagens... resumindo, é um daqueles livros que não sei como resultará no cinema! A acção é tão lenta, tão parada... é quase como um drama. Mas com vampiros. [ E, desta vez, lobisomens! ]

Mais para o fim, novamente à semelhança de Crepúsculo, existem cerca de dois ou três capítulos mais mexidos. Mas, e por completa antítese, queixo-me eu que o livro é muito parado, mas as partes mais mexidas são as que menos gosto. Parece que a própria escrita da autora funciona melhor aquando do ritmo da acção lento...

SPOILERS : [ A história estava bastante original, e acho que a autora apostou bastante bem ao dar um rumo diferente e inovador à história - e não é que Edward, o grande amado de Bella no primeiro volume, se vai embora com a família logo no capítulo 3 e a deixa para trás, sozinha, abandonada, e a sofrer do coração. É assim que um protagonista pode passar, embora muito ligeiramente, a "mini-vilão". Não há quem não fique zangado com a atitude do vampiro. ]

Gostei, um pouquinho menos do que do Crepúsculo nuns aspectos, um bocadinho mais noutros. A minha personagem preferida (Charlie) desceu um pouco na minha consideração, mas em contra-partida, Jacob, a minha segunda personagem preferida, subiu - como seria de esperar, aliás, pela participação importante que representa neste volume.

Apesar de tudo, deu-me um gosto enorme de o ler, e nem por um bocadinho o achei chato. O livro pega em nós com naturalidade e faz com que o leiamos com vontade.

Personagens Preferidas: Charlie (pela preocupação com Bella e por ser um pai atrapalhado e preocupado, [ e por ter perdido completamente as estribeiras no fim do livro! ] e Jacob ( [ porque sempre desejei que ele ficasse com a Bella e, neste livro, pude provar um pouco esse sabor. E porque mostrou ser um amigo fiel... e invulgar ] ).

Nota (0/10) - 8 (Muito Bom)

Tiago.

Post Scriptum: Podem ler a minha crítica ao livro Crepúsculo carregando aqui. E podem ler a crítica da Patrícia em relacção ao Lua Nova carregando aqui.
E agora, vou começar A Filha da Profecia!
[Já agora, um pequeno aparte, a fotografia do livro é da minha autoria, e a mão apresentada é obviamente a minha!]

5 comentários:

disse...

Está na altura de se dar algum reconhecimento a este blog, verdadeiramente interessante!
Falo por mim, eu devoro livros, agora infelizmente não, porque já tenho que ler tantos relacionados com a universidade (até parece que sou muito velha! x) ) que não tenho tido tempo (e para ser sincera, nem paciência) para ler livros por prazer...
Mas agradeço o blog, adoro livros, principalmente livros grandes, com muitas paginas e por amor de Deus SEM IMAGENS!! apagam a imaginação... Este blog pode ser a minha salvação, não me importo de pagar bem por um livro (é uma tristeza o preço que se paga para poder desfrutar de boa literatura!) mas tenho que saber à priori se vou gostar, ao ler avaliações neste blog sinto-me mais confiante quando vou comprar! ^^

Obrigado, desejo sinceramente muitas visitas e o reconhecimento que tanto merecem! ^^

Kath disse...

Olha que o livro tem muitas páginas mas tem letras bem grandinhas, Sapiens. xD Eu comecei-o ontem e já li mais de metade (mas fiquei a ler até às 3:45). É muito fácil de ler, sim, e há partes que me deixaram triste (sou muito sensível xD), mas ainda há uns pormenores que me irritam, como o facto de a Bella ser muito perfeita para uma humana, e a qualidade dos diálogos também deixa um bocado a desejar, muitas vezes. Além de que a tradução é péssima, mesmo muito má. Ou então é a revisão, não sei bem. Mas está cheio de erros, o livro. Enfim, como ainda não o acabei não posso comentar o resto. Ah, e este está menos lamechas que o outro. :p

Sofá Amarelo disse...

Geralmente as pessoas sobrelevam a Lua Cheia em detrimento da Lua Nova e no entanto a Lua Nova é mais significativa... não dá luz, é certo, mas significa renovação... pelos vistos não é exactamente disto que o livro trata, claro, mas há sempre uma Lua presente na nossa vida... e uma Lua com várias fases...

fairybondage disse...

Se gostas do Jacob, vais adorar o Eclipse!!! Eu fartei-me de rir com os diálogos!!! Especialmente o da tenda!!! Mas não conto mais!!! Depois de leres logo falamos! lol

Mil beijinhos

Titi disse...

Eu também gosto muito do Charlie Swann! A Stephenie fez um bom trabalho com ele! Sei lá, muito estranho isso.
Parabéns pela crítica!

Blog Widget by LinkWithin