sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Crepúsculo - Crítica (Tiago)


Ora bem, uma semana e meia depois de ter começado, finalmente acabei de ler este livro que me surpreendeu pela positiva. Quando o conheci pela primeira vez, há coisa de um ano, gostei muito da sinopse e do primeiro capítulo. Surpreendentemente, seis meses depois, quando o adquiri, perdi grande parte da vontade. Essa vontade regressou à duas semanas e, assim que terminei de reler o AVATAR, parti para Forks (o nome da cidade onde é passada grande parte da acção).

Este livro é mesmo bom. Primeiro que tudo, é contado na primeira pessoa. Curiosamente, visto que também terminei há pouco tempo O Filho das Sombras, da Juliet. A primeira pessoa na literatura está a subir na minha consideração. A história fica mais pessoal, mas emotiva. Sentimos mais.

Quando Bella se muda para Forks, a cidade onde vive o seu pai, está longe de imaginar o que vão acontecer nos dois meses seguintes. Conhece um rapaz, de nome Edward, e a sua família; eles são, de longe, estranhos. Em breve confirma as suas suspeitas: são vampiros.

Mas estes vampiros não são tão maus como aqueles que normalmente se conhece das histórias de terror. E apesar deste livro estar catalogado como terror, poucos elementos tem deste género.

O que vai alimentando a história até 3/4 é o amor que ela sente por ele. Ela sabe que quanto mais se aproximar dele, mas perigo corre: Edward deseja ardentemente o seu sangue.

Gostei muito, tanto do início como do fim, apesar de algumas partes paradas. O último capítulo, especialmente as últimas três páginas, então, deixaram-me de rastos. Ansioso por ler o segundo livro da saga, Lua Nova. Talvez para Fevereiro, Março, quem sabe... e, já para Dezembro, pelo filme, claro!

Nota (0/10): 8 (Muito Bom)

Personagens Preferidas: Charlie (por se ter mostrado um pai tão esforçado e dedicado), Jacob (porque sempre tive pena dele), Carlisle (fascinou-me a calma com que enfrentou as diversas situações) e Alice (pelo mistério acerca da sua história que permanece no ar).

Tiago.

-----

E agora, venha A Fúria dos Reis! Começarei dentro de uma semaninha...

Só agora é que reparei que acabei de ler o Crepúsculo no dia das bruxas. Não pode ser só coincidência XD Não, não foi propositado... =P

4 comentários:

fairybondage disse...

Ainda bem que gostaste!!! Mas se estás a curtir histórias na primeira pessoa, então tem outro livro que vais adorar!!! Chama-se "Midnight sun" e a autora ainda está a escrevê-lo e é nada mais nada menos do que o "Crespusculo", mas na versão de Edward!!! No site da Stephenie Meyer já tem alguns capítulos em inglês e estão fantástico!

Mil beijinhos e Bom fim de semana para ti!

Mariposa disse...

Quanto ao "Midnight Sun", embora a perspectiva do Edward seja muito mais interessante que a da Bella, é preciso considerar as últimas notícias da autora, que anunciou há pouco tempo que não iria continuar a história (porque o manuscrito foi parar à Internet sem a sua autorização e ficou amuada).
De qualquer forma, enquanto lhe passa a raiva, aconselho-te a ler os restantes 3 livros da saga "Luz e Escuridão", ou seja, "Lua Nova", "Eclipse" e "Breaking Dawn" (ainda não foi editado em Portugal, mas imagino que a tradução será "Alvorada"). Assim continuas a história de Bella, Edward e Jacob, sendo que o melhor dos 4 livros é mesmo o último ;) Fica aqui a dica. Bjos.

Kath disse...

Hm, eu não gostei assim tanto. É fácil de ler, tem umas personagens engraçadas, mas há partes onde entra pelo demasiado lamechas (sou tão má!) e a Bella irritou-me um pouco por não ter defeitos decentes. :\

Anónimo disse...

eu amei o comentario assim como amo a serie crepusculo ; e acho q que naum gosta do livro é so pq tem inveja ;e pq é uma mal amada e kria o EDWARD pra ela.*)
Eu estou loka pra q venha o proximo livro da serie "lua nova" e kro dizer q amo o blog e tds seus coments .
by:gabee ♥_♥ I love you Edward Cullen

Blog Widget by LinkWithin