segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

O Estranho Caso de Benjamin Button - Crítica

E ontem, ao passar pela Fnac, vi numa prateleira o livro que deu origem a um dos filmes mais mediáticos do ano que passou: O Estranho Caso de Benjamin Button. O filme está nomeado para 13 Oscars, e é bastante conhecido: um homem que nasce velho e morre bebé, rejuvenescendo ao longo da vida. Como o livro era bastante pequeno, com 70 páginas mas letras grandes, li-o em meia hora na livraria. Porque, na verdade, O Estranho Caso de Benjamin Button é um conto. E que conto!

Gostei do livro, apesar de alguns paradoxos na descrição, coisa inevitável num livro que apresenta tão estranho caso! A forma como a vida de Benjamin é relatada resumidamente, focando um ou outro tema de forma um pouco mais profunda no início, mas a vida toda é tratada ao de leve. No inicio é dada mais atenção aos pormenores, e ao longo do livro vamos passando a ver tudo mais rapidamente.

Por vezes ficamos com pena da personagem principal... diz que tem 18 anos e quer entrar no liceu... mas na verdade tem aparência de 52 anos e ninguém acredita nele. Mais tarde, já casado, atravessa o dificil momento de ter a mesma idade do seu filho. E, ainda mais tarde, brinca no pátio com o seu neto, brincadeiras de crianças entre crianças... mas Benjamin Button não era uma criança, era um senhor já de larga idade que era general. Vai apresentar-se na tropa como superior, mas tudo o que os outros vêm é um miúdo que roubou o distintivo.

Ficamos todo o livro a ansiar pelo fim, a pensarmos na forma como irá acabar. Como morrerá o bebé de velhice? O livro é original, delicioso de se ler, mas tem talvez uma linguagem um pouco fria e sulinha factos menos importantes deixando algumas situações engraçadas de se explorar por o fazer. No entanto, aconselho, porque se lê rápido e fica-se com um sorriso no rosto quando se acaba!

Páginas: 77

Nota (0/10) - 7 (Bom)

tiago

ps: acabarei de ler "A Filha da Profecia" no decorrer desta semana... para já, estou a 110 páginas do fim.

2 comentários:

Pedro disse...

Fico à espera da opinião do filme ;) Eu adorei o livro! ;)

katy disse...

O filme passou a ser o meu favorito. Amei! Tenho muita curiosidade de ler o livro, até porque sei que tem bastantes diferenças, mas com os que estão em lista de espera..tão brevemente não será :S

Blog Widget by LinkWithin