sexta-feira, 27 de maio de 2011

Simon Bloom, O Guardião da Gravidade - Crítica

Nome: Simon Bloom, O Guardião da Gravidade

Autor: Michael Reisman

Editora: Dom Quixote

Tradução: Rita Almeida Simões

Páginas: 334

Sinopse: "Simon Bloom, um normal miúdo do sexto ano, acabou de fazer a maior descoberta desde a gravidade - e caiu-lhe literalmente ao colo. Ou melhor, em cheio na cabeça. Simon encontrou o livro Física - Edição do Professor, um manual mágico que contém todas as fórmulas para se controlar as leis que governam o Universo! Lendo as fórmulas em voz alta, ele consegue fazer o impossível - como mudar a força da gravidade de modo a flutuar no ar, sem peso, ou diminuir o atrito para poder patinar em qualquer superfície!

Mas, com um livro assim tão poderoso, Simon não se mantém a salvo durante muito tempo. Mal dá por isso, está a ser perseguido por forças do mal empenhadas em alcançar o controlo das fórmulas, e elas farão tudo para as conseguir."

Imaginemos um mundo normal: levantamo-nos, vamos à escola, trabalhamos, estamos com a nossa família, voltamos a deitar-nos. E, à nossa volta, continuam a existir aquelas pessoas capazes de fazer algo importante para a História da Humanidade - por exemplo, a descoberta da cura para a SIDA. No entanto, para além deste mundo normal e destas pessoas especiais, existe uma Confederação da qual todos nós somos ignorantes da sua existência. E o que é que ela faz? Controla o Universo.

Mas aqui não encontramos magia; um feiticeiro do bem que controla o equilíbrio da vida humana. Aqui encontramos pura Ciência. Basta termos o Livro certo, ler as fórmulas e já controlamos tudo. E estes Livros não são normais: são seres vivos, criam ligações com pessoas, têm sentimentos e, consequentemente, gostam de ver televisão. Imaginem um Livro destes nas mãos de uma criança de onze anos!

É à volta de Simon Bloom, a tal criança de onze anos, que a história decorre. Com bastantes ideias originais e um vilão diferente do que estamos habituados, Michael Reisman prendeu-me com força a esta obra. Não cheguei a conseguir perceber para que faixa etária é este livro, mas gostei bastante de o ler.

Para além da história original, encontramos um Narrador muito diferente daquilo a que estamos habituados. Este está a escrever a sua Crónica à base daquilo que observa e não daquilo que sai da sua cabeça. Ou seja, muitas coisas que acontecem, ele não consegue explicar. Não é omnipresente. E, o mais engraçado, é quando as personagens principais se encontram pessoalmente com ele! Nessa altura, desenrola-se um capítulo bastante estranho, mas genial.

Com uma escrita fácil de compreender e alguns erros de edição, este livro tornou-se muito mais interessante do que estava à espera. Surpreendeu-me pela positiva.

Personagens favoritas: Simon, Owen, Sibaretta.

Nota: 8 - Muito Bom

Sara

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin