quinta-feira, 13 de maio de 2010

Os Meus Hábitos de Leitura...

Li este questionário acerca de hábitos de leitura no blog Estante de Livros, que visito diariamente, e tomei a liberdade de, à semelhança de muitos visitantes do blog referido, responder aqui no blog às mesmas perguntas... para ficarem a conhecer um pouco melhor os meus hábitos enquanto leitor!

Petiscas enquanto lês? Se sim, qual é o teu petisco favorito?
De um modo geral não como enquanto leio. Mas se a leitura se proporciona a determinadas horas, a meio da manhã, ou ao lanche, às vezes como pão enquanto percorro com os meus olhos a página. Sim, às vezes as migalhas ficam no meio das páginas, e fica difícil de as tirar de lá - mas consegue-se...

Qual é a tua bebida preferida enquanto lês?
Beber é que, definitivamente, não o faço durante a leitura. A não ser ir à cozinha beber um copo de água, ou assim... mas não conta!

Como é que marcas o local onde ficaste na leitura? Um marcador de livros? Dobras o canto da página? Deixas o livro aberto?
Jamais dobrei o canto da página, e jamais o farei! Se o livro traz consigo um marcador, uso-o de boa vontade. Se não traz, então, hoje em dia, limito-me a decorar o número da página - tenho uma mania muito estranha enquanto leitor: só uso um marcador específico para um livro, não os repito!

Ficção, não-​ficção, ou ambos?
Ficção, sem dúvida. Embora o «Auto-Retrato do Escritor enquanto corredor de fundo», de Haruki Murakami, tenha sido dos melhores livros que li o ano passado (sendo não ficção).

És do tipo de pessoa que lê até ao final do capítulo, ou páras em qual­quer sítio?
Faço sempre um esforço para só parar no final de um capítulo. É claro que, em dados momentos, a situação não me permite fazê-lo. Mas há autores em que me obrigo a que isso aconteça. Mesmo!

És leitor para atirar um livro para o outro lado da sala ou para o chão quando o autor te irrita?
Atirar o livro, não. Mas se me irrita mesmo, depois de o pousar em cima de uma mesa, posso dar-lhe um "murro", sim!

Se te deparares com uma palavra desconhecida, páras e vais procurar o seu significado?
Não. É verdade, sou preguiçoso para ir ver ao dicionário. É claro que se a palavra estiver englobada num contexto, tiro logo um significado para ela. E se ficar mesmo muito curioso, há-de se proporcionar um esclarecimento num dicionário, a dada altura. Mas de um modo geral não costumo ter este problema.

O que é que estás a ler actualmente?
Vou começar ainda hoje a ler "Em Busca do Carneiro Selvagem", de Haruki Murakami.

Qual foi o último livro que compraste?
Com este questionário as pessoas devem pensar que eu sou mesmo louco por Murakami. Mas ontem passei pela Feira na Hora H, e aproveitei os 50% de desconto para adquirir "Em Busca do Carneiro Selvagem", "A Rapariga que inventou um sonho", e "Underground", todos do mesmo autor!

Lês só um livro de cada vez, ou consegues ler mais que um ao mesmo tempo?
Só um de cada vez! E não se trata de conseguir ou não, é mesmo porque me dá mais prazer desta forma, entregar-me de forma completa a um livro...

Tens um lugar/​altura do dia preferido para ler?
É claro que no quintal da minha casa de Verão é sempre agradável, mas isso é só dois meses por ano... de resto, em qualquer altura, particularmente à noite, sentado na cama.

Preferes livros incluídos em séries ou independentes?
Depende muito. Aprecio livros independentes, e livros incluídos em séries. Depende, no fundo, da qualidade dos mesmos.

Existe algum livro ou autor específico que estejas sempre a recomen­dar?
Sim. George R. R. Martin, sem reservas (mesmo para quem diga não gostar de fantasia). E Haruki Murakami, embora acrescente sempre que o seu estilo, sendo peculiar, pode não agradar a todos.

Como é que organizas os teus livros?
É assim, tenho vindo a reparar que a minha estante está a ficar muito pequena de há uns meses para cá. Organizo da seguinte forma. Uma prateleira tem os livros que eu tenho em lista de espera para ler, outra tem livros que achei medianos/fracos, e a prateleira principal tem, é claro, os meus predilectos. Organizados por autor.

Partilhem este questionário pelos vossos blogs, e divulguem na caixa de comentários os links para que também possa ver as vossas respostas!

Tiago

6 comentários:

SilverBallerina disse...

Ainda não acredito que ontem foste à Feira do Livro na hora H xD

Anónimo disse...

Já fiz o meu questionário =)

Anónimo disse...

Eu também comprei 3 livros do Haruki Murakami na Feira do Livro! Agora ficam a pensar que somos 2 loucos pelo Murakami. :)


Joana

Cris =) disse...

Como o meu blog não se enquadra no tema da leitura, aqui ficam as respostas muito resumidas:
Petiscas enquanto lês? Se sim, qual é o teu petisco favorito? Muitas vezes leio enquanto almoço. Mas o que eu gosto, mas só o faço de ano a ano quase, é ir comendo uma tablete de chocolate de leite nestlé. Hmmm
Qual é a tua bebida preferida enquanto lês? Leio quase sempre à noite. Se for durante a tarde vou bebendo os meus 2l de água diários.
Como é que marcas o local onde ficaste na leitura? Um marcador de livros? Dobras o canto da página? Deixas o livro aberto? Normalmente um marcador, mas ultimamente tem sido com o horário do ginásio =)
Ficção, não-​ficção, ou ambos? ambos
És do tipo de pessoa que lê até ao final do capítulo, ou páras em qual­quer sítio? tento ler até ao fim do capítulo
És leitor para atirar um livro para o outro lado da sala ou para o chão quando o autor te irrita? Não, arrumo-o no sítio
Se te deparares com uma palavra desconhecida, páras e vais procurar o seu significado? Não, tento perceber pelo contexto.
O que é que estás a ler actualmente? Ainda Alice de Lisa Genova.
Qual foi o último livro que compraste? Sangue Oculto de Charlaine Harris
Lês só um livro de cada vez, ou consegues ler mais que um ao mesmo tempo? Um de cada vez
Tens um lugar/​altura do dia preferido para ler? Durante a tarde e à noite no meu quarto, embora só costuma ser mesmo à noite. Também estou a gostar de ler à hora do almoço.
Preferes livros incluídos em séries ou independentes? Depende da qualidade dos livros
Existe algum livro ou autor específico que estejas sempre a recomen­dar? Colina das Bruxas de Marion Zimmer Bradley, Kafka à Beira Mar de Haruki Murakami e A Sombra do Vento de Carlos Ruiz Zafón. São muito fáceis de ler.

Como é que organizas os teus livros?
Recentemente organizei de um lados os que já li do outros os restantes. Apenas tenho o cuidado de os organizar se fizerem parte de uma série.

Boas Leituras!

Tatiana Moreira disse...

Já fiz o meu questionário, aqui segue o link ;)

http://ocantinhodatati.blogspot.com/2010/05/os-habitos-de-leiturasquestionario.html

bjs

Lars Gonçalves disse...

Eu também já fiz o questionário :D

http://livros-lars.blogspot.com/2010/05/meme-de-habitos-de-leitura.html

Eu também o pôs no Forum da Colecção Bang, e tem tido uma boa aderência.

http://bang.saidadeemergencia.com/index.php?topic=1529.msg52965#new

Blog Widget by LinkWithin