domingo, 1 de fevereiro de 2009

O Trabalho dos Monges Copistas

Os monges copistas copiavam os livros à mão. A perfeição com que executavam o seu trabalho fazia com que demorassem anos a acabar um livro. Como eram raros e muito caros, os livros estavam muitas vezes presos por uma corrente para maior segurança.

Acho incrível este cuidado que era dado aos livros, todo o processo á volta da sua existência, que era dado já na Idade Média. A necessidade de fazer cópias para os preservar ao longo dos séculos, o perfeccionismo entregue na árdua tarefa, de desenhar as letras e as capitulares... eram como os editores de hoje em dia. talvez alguns também fossem autores.

Tiago

Nota: Peço-vos que participem nas votações presentes na barra lateral direita do blog, acerca dos últimos três livros que foram opinados aqui neste espaço. Já agora, vou neste momento na página 128 d'A Fúria dos Reis (em 430).

5 comentários:

Kath disse...

Não eram só os monges que eram copistas. :P E copiavam não para preservar nada mas para ler. Os autores faziam muitas vezes o que nós hoje consideraríamos plágio: iam buscar bocados de várias obras e depois juntavam-nos para fazer um livro. Além de que não há códices sem erros, pobres dos monges. Não sei era se levavam anos a copiar. A Bíblia era um dos maiores livros da altura e demorava cerca de um ano. :\ Quanto às iluminuras, há umas mesmo excelentes. Lindíssimas.

E lá que era uma árdua tarefa era.

Pedro disse...

Já votei!

Já reparaste que nunca havemos de saber verdadeiramente o que é que esses monges leram? O que é que poderá ter ficado para trás no texto, apagado e reescrito? A quantidade de livros... Há quem pense que foi desta maneira que a Bíblia foi manipulada!

Muito, muito interessante, e excelente trabalho desses que se dedicavam aos livros! Secular, como bem dizes. Árduo.

Já leste "O Nome da Rosa"? Acho que fala destes monges... (ai, se uma certa pessoa lê este comentário mata-me xD)

Tiago Mendes disse...

Não, nunca li, Pedro. Mas com a opinião negativa da Canochinha... estou dividido. :]

Obrigado pelas correcções, Kath. Eu não me informei acerca de assunto. xD

Patrícia G. disse...

estou a dar esta materia a historia da arte, idade media :) gosto muito

antona disse...

eu nao gosto de historia mais e obrigando estuda

Blog Widget by LinkWithin