terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

[Crónica] O que é um bom livro? - Sara


Bons livros existem muitos. No entanto, quais são os critérios que utilizamos para classificar um bom livro? Penso que, primeiro que tudo, está o nosso gosto pessoal. Um livro que é bom para uma pessoa não precisa de ser, necessariamente, bom para outra. Penso que as mentalidades também mexem um bocado nos critérios. Se calhar, há uns anos atrás, todos estes livros sobre vampiros não seriam considerados grande coisa. Ou, se calhar, até seria ao contrário. Actualmente, as histórias são todas tão semelhantes ou clichés, que as pessoas nem sequer têm vontade de pegar nos livros. Quando o assunto não estava tanto em voga, talvez houvessem mais curiosos e não saturados pelo assunto.


Mas, sabendo que já estou a divagar, afinal o que é um bom livro? Pessoalmente, um bom livro para mim é aquele que me apetece voltar a ler. Ou então aquele que tem uma continuação e que me deixa cheia de curiosidade para ler o próximo. Ou até aquele que mudou a minha vida e muitas maneiras de pensar. E talvez também seja aquele que alguém me emprestou e que, depois de o ler, me apetece comprar para o ter na minha estante.

É muito mais fácil caracterizar um livro que não é bom.

As boas histórias, as lágrimas, os sorrisos, as emoções fortes... Para mim, um bom livro tem que ter estes ingredientes. Mas algo me diz que falta alguma coisa... O que é um bom livro? Algo difícil de explicar mas fácil de sentir.

Fotografia: Rodrigo Molina


Sara

3 comentários:

branca de neve disse...

Olá. Para mim um bom livro é aquele que depois de o lermos não nos sai da cabeça durante muito tempo. Ou então aquele que lemos depressa porque é irresistivel mas que temos de pena de acabar porque não nos queremos separar dele.

Patrícia disse...

Eu concordo que um bom bom livro provoca emoções no leitor! Também deve ter uma história cativante que não deve ser muito maçadora. Pode parecer que tem qualidade, mas por vezes um livro não agrada aos leitores e não os cativa.
Um bom livro deve ser aquele que faz o leitor querer ler mais, e mais, e mais!

Káth disse...

"Actualmente, as histórias são todas tão semelhantes ou clichés, que as pessoas nem sequer têm vontade de pegar nos livros."
Concordo ctg! acontece m algumas vezes...

Jinho

Blog Widget by LinkWithin