domingo, 21 de fevereiro de 2010

Crítica - O Mar de Ferro


Título: O Mar de Ferro
Autor: George R. R. Martin
Tradutor: Jorge Candeias
Editora: Saída de Emergência
Nº de Páginas: 320
Preço Editor: 18,85€

Sinopse: SPOILERS: Quando Euron Greyjoy consegue ser escolhido como rei das Ilhas de Ferro não são só as ilhas que tremem. O Olho de Corvo tem o objectivo declarado de conquistar Westeros. E o seu povo parece acreditar nele. Mas será ele capaz? Em Porto Real, Cersei enreda-se cada vez mais nas teias da corte. Desprovida do apoio da família, e rodeada por um conselho que ela própria considera incapaz, é ainda confrontada com a presença ameaçadora de uma nova corrente militante da Fé. Como se desenvencilhará de um tal enredo? A guerra está prestes a terminar mas as terras fluviais continuam assoladas por bandos de salteadores. Apesar da morte do Jovem Lobo, Correrrio ainda resiste ao poderio dos Lannister, e Jaime parte para conquistar o baluarte dos Tully. O mesmo Jaime que jurara solenemente a Catelyn Stark não voltar a pegar em armas contra os Tully ou os Stark. Mas todos sabem que o Regicida é um homem sem honra. Ou não será bem assim?

É quando acabo de ler um livro destes que dou por mim a pensar no verdadeiro poder deste objecto - um conjunto de páginas impressas com letras. É quando acabo de ler um livro destes que verdadeiramente me apercebo de repente que adoro ler, porque é um meio de chegar um fim que nunca de outra maneira conseguiria alcançar. O Mar de Ferro, oitavo volume das Crónicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin, é fantasia tornada realidade. De se tirar o chapéu.

O Mar de Ferro é sofrimento, é torcermos por personagens, é vermos as seis faces de um cubo ao mesmo tempo e não queremos que nenhuma dela desapareça da nossa vista, é a emoção da batalha, é a inteligência dos enredos das entrelinhas, é termos um mundo fantástico ao alcance de um pensamento, é fecharmos os olhos com força e pedir-mos silenciosamente «por favor, não que esta personagem se safe...».

O Mar de Ferro é de ferro, de sangue, de traição, de medo, de amor, de gargalhadas, de perigo... O Mar de Ferro, assim como toda a saga, é mais do que um típico livro de fantasia. Na minha opinião, é mais do que "A melhor fantasia dos últimos 50 anos". Às vezes existem aqueles livros que dizemos «aconselho-te», ou «gostei bastante». Eu não me vejo a aconselhar ou a dizer que gostei bastante deste livro - seria pouco.

SPOILERS: Sansa Stark, quero conhecer-te, dizer-te que tu e o pequeno Robert ficam muito bem juntos (embora muita gente odeie o senhor do ninho de águia, gosto dele). Cuidado com o Mindinho, não te fies completamente nessa proposta que te fez. Brienne, não sabes o quanto lamentei a tua morte, espero que repouses em paz como a cavaleira que foste. Cersei, confesso que não me atreveria a aproximar de ti, mas é bom ler-te à distância, e espero que te safes dessa alhada em que te meteste. Jaime, neste volume subiste na minha consideração, apesar de tudo fizeste bem em mandar queimar a carta, e embora continues a ser o Regicida, que a tua honra seja reconhecida um dia mais tarde. Samwell, fiquei desapontado quando quebraste os teus votos, embora reconheço que era quase inevitável não o fazeres. Arya, porque raio mataste o tal rapaz da patrulha da noite? Teres ficado apenas cega já foi uma grande sorte. Quero-te ajudar a ver o mundo a partir de agora. Qyburn, quero ver-te preso para sempre numa masmorra. E Randyll Tarly. E Euron. E Coração de Pedra. Odeio-vos, e ao mesmo tempo adoro-vos enquanto personagens.

George R. R. Martin tem este talento de nos ligar às personagens. É essa a verdadeira magia da saga. Não é só queremos saber quem ganhará o jogo dos tronos no fim: é também quem passou por ele até ao derradeiro vencedor. Mágico. Maravilhosamente bem escrito. Épico. Adorei.

Personagens Preferidas: SPOILERS: Sansa Stark (só um capítulo em todo o livro???), Cersei Lannister, Brienne de Tarth, Robert Arryn, Tommen Lannister. Todos, se possível.

Nota (1/10): 10

Tiago

19 comentários:

SilverBallerina disse...

Um dia chegarei lá, muahahah!

Tiago Mendes disse...

Mal podes esperar por esse dia, acredita em mim. :) Embora o próximo que vás ler, o 6º, seja igualmente UAU. Se não mais até!

João Pisquém disse...

Nunca mais chego a este livro :) este é o livro final ? :x espero que nao :D

Tiago Mendes disse...

Olá João.

As Crónicas de Gelo e Fogo na América estão programadas para ser 7 volumes, dos quais apenas 4 foram lançados lá. Em Portugal, a Saída de Emergência decidiu dividir cada volume da edição original em dois: sendo assim, o 1º volume cá são o 1º e o 2º, e o 2º original em portugal é o 3º e o 4º. Sendo assim, este «O Mar de Ferro« é o oitavo de cá, que corresponde à segunda metade do 4º de lá.

Logo, temos teoricamente mais 3 volumes (6, cá) com que nos maravilhar... mas o autor ainda se encontra a escrever a continuação. :)

Espero ter ajudado. Já começaste a ler a saga?

João Pisquém disse...

Sim já estou a ler.. Estou agora no Despertar da Magia.. E estou a adorar :D

Tiago Mendes disse...

A saga é definitivamente maravilhosa. Os melhores livros de fantasia que conheço! Podes ler as críticas a todos os livros aqui no blog. :)

Obrigado pelos comentários.
Tiago

João Pisquém disse...

Ainda não se sabe quando irá sair o livro a seguir a este ? :P

Tiago Mendes disse...

O autor ainda se encontra a escrever, e desde há cinco anos que o lançamento tem vindo a ser constantemente adiado. no entanto espera-se que não demore muito mais a ser concluído, pelo que para 2011 dverá sair a versão original. Como demora mais algum tempo para traduzir para Portugal... Natal de 2011 será uma data possível. :P

Eu sei, uma espera desesperante.

Boas leituras!

mariana disse...

já estou a ler o despertar da magia . Fantástico.
Arya é a minha personagem favorita.Era um pouco parecida com ela quando era mais nova haha.
Excelente critica.Sabes realmente incitar alguém a ler as cronicas de gelo e fogo.Toda a gente vai ficar com vontade de ler !

Tiago Mendes disse...

Muito obrigado, Mariana! Que sorte ainda ires no "Despertar da Magia"... aproveita, porque acredita que também me apetecia ler todos pela primeira vez! :D

João Pisquém disse...

Boa Noite :D
Acabei de ler ''A Glória dos Traidores'' e adorei :D vou mandar vir agora os próximos.. E mal posso esperar para continuar a ler..
A minha personagem preferida e' o Jon Snow.

Anónimo disse...

Vou começar a ler o mar de ferro agora mas era so para avisar que a HBO vai fazer a serie toda para a televisão e acho que vai ficar optimo
aconselho a irem ao youtube ver alguns trailers e coisas desse genero... adoro espero que saiam outras rapidamente!!!

mariana disse...

foi por esta tua critica do mar de ferro que fui pesquisar sobre as cronicas de gelo e fogo! e agora vou para o festim dos corvos, obviamente VICIADA na canção de gelo e fogo.
Enfim george martin e patrick rothfuss são génios

João Pisquém disse...

Já existe data para a tradução dos novos livros em Português? :)

Tiago Mendes disse...

Boa noite, João!

A Saída de Emergência divulgou há pouco tempo a data de lançamento da PRIMEIRA METADE do 'A Dance with Dragons' - 9 de Setembro!

Tiago

João Pisquém disse...

Brutal ! Então tenho que apressar a minha leitura ! :D

João Pisquém disse...

Onde é que posso ler a divulgação ? :)

Tiago Mendes disse...

Foi divulgado na página de facebook da editora: http://www.facebook.com/photo.php?fbid=218237584875085&set=a.189741557724688.45831.182466331785544&type=1&theater

Ana Mutter disse...

Aiii, estou mesmo a acabar o mar de ferro :(. tenho pena, já estou com as cronicas há tanto tempo que agora custa deixar.. mas só até á dança dos dragões (o que falta muito tempo ca em portugal)
enfim esta saga é sem palavras, como disse o tiago disse é mais do que " a melhor fantasia dos últimos 50 anos".
Esta segunda parte li mais depressa, mas agora so me falta o capitulo de jaime e sam e não quero que acabe XD estou a ler mais lentamente.
Tiago muito obrigada, lembro-me que foi a ler esta tua critica entusiástica que me decidi a aventurar-me por esta saga :)!

Blog Widget by LinkWithin