domingo, 9 de maio de 2010

Os livros que recebi...


Em termos de livros, foi este o rescaldo do meu aniversário. Sem qualquer ordem discriminatória, vou colocar uma pequena opinião acerca de cada um deles.
  • O Espaço Vazio (de Peter Brook) - Livro escrito por um dos encenadores mais reconhecidos contemporaneamente, traz reflexões acerca dos diversos estilos e técnicas de teatro qu existem hoje em dia. É um ensaio, portanto. Apresenta-nos quatro estilos: O Teatro do Aborrecimento Mortal, o Sagrado, o Bruto, e o Imediato. A encadernação é apetecível de ler, e para alguém que gosta tanto de teatro como eu é mesmo irresístivel... curioso para pegar nesta obra!
  • O Outono em Pequim (de Boris Vian) - Esta obra de humor sem sentido era uma das que estava na minha lista de adquirição, desde que foi re-editada este ano pela D. Quixote. O romance parece ser bastante engraçado, pelas primeira spáginas que já li, e tendo eu já actuado numa peça com textos do autor, sei a potencialidade que a sua escrita tem!
  • Dança, Dança, Dança (de Haruki Murakami) - O quarto livro da «Trilogia do Rato» do autor japonês que já é o meu autor preferido, ficará à espera na estante mais um tempo, pois primeiro terei de adquirir «Em Busca do Carneiro Selvagem». Mas só de olhar para a capa, de folhear, posso sentir a magia que corre naquelas páginas...
  • Odes (de Ricardo Reis) - Já li Fernando Pessoa Ele-próprio, Alberto Caeiro, Álvaro de Campos... falta-me Ricardo Reis, dos três principais heterónimos poéticos. Tenho agora a oportunidade, com estas duzentas páginas de odes, de tomar contacto com a poesia desde outro ser, que tinha como casa a mente do nobre Pessoa.
  • Os Miseráveis (de Victor Hugo) - Nesta edição em três volumes, tenho presente um dos clássicos mais conhecidos mundialmente, tantas vezes adaptado para musical e teatro. Grande como é, talvez o guarde para uma altura de férias... ou não, que isto com as leituras lê-se é quando apetece. Uma coisa é certa: estou curioso para saber o que me espera nesta aventura de, no total... novecentas páginas de letra minúscula!
  • A String of Flowers, Untied (de Murasaki Shikibu) - Sei que é uma história contada em poemas japoneses, mas de todos os livros que recebi é o mais misterioso. O que quero dizer com isto é que, olhando para ele, tenho a sensação de que ainda não compreendi a essência do me trará realmente este livro... será caso para me debruçar sobre o assunto daqui a uns tempos.
  • Flashforward (de Robert J. Sawyer) - Outro dos livros que esteve na minha lista, é a versão literária que foi adaptada para televisão na série que anda por aí nas bocas do mundo. Ouvi dizer que o livro é bastante melhor que a série, pois explora mais o lado humano das situações. Estou curioso, claro está.
E pronto, foi isto. E a lista vai acumulando, acumulando, e cada vez tenho a prateleira dos Livros-Para-ler mais cheia... :)

Tiago

8 comentários:

susemad disse...

:) Que excelentes prendas! Parabéns, Tiago!
Uma inveja saudável pelo "Os Miseráveis", de Victor Hugo. :) E também quero ler "O Outono em Pequim".

Jose disse...

Antes de mais, parabéns! Isso é que foi uma boa dose de prendas literárias ;)
Confesso que tenho curiosidade por ler "Os Miseráveis" mas, a par da edição que tenho já com alguns bons 20 anos (no mínimo), está a tal letra minúscula que referes, pelo que estou um bocado com o pé atrás...
Mas espero que consigas lê-lo para depois ler a tua opinião! :D

Fica bem

Anónimo disse...

Uau... Excelentes títulos!!! Vais ter muito boas leituras pela frente!! Boa sorte!! E já agora, parabéns!! ;)

Unknown disse...

Continuo à espera da tua opinião sobre o Outono em Pequim. Eu já li e reli :)

SilverBallerina disse...

*Tiago entra na aula e Sara tira o embrulho da mala*
Sara: Tiago, tenho uma coisa para ti!
*Tiago continua a conversar mas, pelo canto do olho, observa os meus movimentos. Coloco o objecto embrulhado em cima da sua mesa e ele esbugalha os olhos*
Tiago: Foste ao Pó dos Livros?
Sara: Não, foi a minha mãe. Mas o livro foi escolhido por mim!

Dança, Dança, Dança, what else?

N. Martins disse...

Desses só li o Dança, Dança, Dança e claro que é muito bom. :)
Tenho muita curiosidade de ler Boris Vian e vou ficar a aguardar a tua opinião.
Os Miseráveis é um daqueles quase obrigatórios e, por isso, eventualmente, também acabarei por o ler um dia. :)

Já agora muitos Parabéns! :)

Jojo disse...

Muitos Parabéns atrasadíssimos!!!

O aniversário foi muito proveitoso também por estes lados!
Dos aqui tens chamam-se à atenção: Os Miseráveis, Dança,Dança, Dança e Odes de Ricardo Reis. Fernando Pessoa é um dos meus favoritos. Ele e todos os seus heterónimos.

Fico aguardar opiniões!:)

PS: E sim, logo que possa vou lançar à conquista do terceiro e quarto volumes de Martin. Mal posso esperar!

Anónimo disse...

tambem quero o flashfoward!

Blog Widget by LinkWithin