segunda-feira, 19 de julho de 2010

Drácula, o Morto-Vivo - Crítica

Nome: Drácula, o Morto-Vivo
Autores: Dacre Stoker e Ian Holt
Editora: Planeta
Tradução: Ana Catarina Neto
Páginas: 437
Sinopse: "Segredos de família, Assuntos pendentes e O mal como nunca o mundo o conheceu.
Passaram vinte e cinco anos desde que o pequeno grupo de heróis se uniu para destruir Drácula, no seu castelo na Transilvânia. Entretanto, Jonathan e Mina Harker criaram o filho. Quincey, que se tornou um jovem pormissor, ainda que por vezes ingénuo, à medida que o outrora feliz casamento dos pais se ia deteriorando numa relação amarga. O doutor Seward - no passado, um médico eminente - vive agora no tormento da paranóia e da dependência de drogas. Arthur Holmwood, o intrépido guerreiro e elegante noivo de Lucy, deixou-se consumir pelo ódio e pelo remorso. Por fim, Van Helsing, o líder destemido grupo, um homem doente e envelhecido, enfrenta o seu derradeiro inimigo: a morte. Drácula, de Bram Stoker, deu-nos a conhecer esta personagens.
Drácula, o Morto-Vivo é uma continuação do romance de Bram Stoker de grande riqueza histórica e ritmo vertiginoso, que consegue ser tão assustador como o original, mostrando-se amplamente capaz de ressuscitar as suas atmosferas. A sequela percorre frios do enredo, presentes nas notas que Bram compilou durante a pesquisa e a escrita de Drácula, que não foram aproveitados na versão final, e recupera personagens que não sobreviveram aos seus esboços iniciais. Baseando-se, ainda, numa aturada investigação do príncipe Drácula histórico da Roménia, e de outras figuras de renome, Drácula, O Morto-Vivo, é um livro fascinante e cheio de suspense, que encantará tanto os admiradores da obra-prima de Stoker como os fãs mais recentes de Drácula - aqueles que se cruzarão, pela primeira vez, com o vampiro criado por Stoker."


Devido à pequena desilusão que o romance de Bram Stoker me deu, não foi com grande entusiasmo que peguei neste livro. No entanto, visto que estava em frente a uma piscina e ainda não tinha vontade de lá entrar, lá o abri e comecei a ler. Devo dizer que este livro é espectacular. Senti-me como os autores, rodeados de notas do falecido escritor, escrevendo o romance com base em certas coisas que Bram não inseriu no seu romance. Senti-me no backstage do livro, não consigo encontrar outra expressão melhor para o definir.


Para além disso, os autores criaram também certas partes da história que estão muito bem pensadas. Nesta sequela conseguimos perceber melhor o original Dracula, visto que, vim a saber que os editores deste cortaram partes da história. Daí eu sempre ter pensado que faltava qualquer coisa àquele livro. Mas os novos autores explicam que partes são essas e finalmente começa tudo a fazer sentido.


Esta sequela não foi daqueles livros que foram escritos só para entrarem na onda vampiresca que agora anda por aí. Esta sequela serviu para enriquecer a obra de Bram Stoker e voltar a dar-lhe vida. E, apesar de ter um final vago, o conteúdo é que realmente me espanta. Finalmente posso dizer que li um livro de terror, pois as mortes contidas neste livro são horripilantes - para além de que os autores não nos poupam a pormenores. E o Conde Drácula acaba por nos revelar uma surpresa! Achei o livro genial.


No fim do livro podem encontrar notas dos autores e da professora Elizabeth Miller, uma viciada em Drácula, por assim dizer. Para além disso, também podem encontrar um pequeno questionário que nos deixa muito mais esclarecidos acerca da história do Conde e do seu autor.


Personagens favoritas: Mina Harker, Drácula.


Nota: 9/10 - Excelente


Sara

4 comentários:

Jacqueline' disse...

Li Dracula no decorrer de uma leitura conjunta e também fiquei com a ideia de que apesar do livro ser bom, ficou aquém das expectativas.

Já tinha visto esta sequela, mas a vontade de lê-la não era muita. Depois de ler a tua opinião, sinto-me inclinada a dar-lhe uma oportunidade. Afinal de contas, ainda estou à espera do terror que não li no original Dracula.

SilverBallerina disse...

Pois, eu senti exactamente o mesmo que tu. Parece que o primeiro deixa muito a desejar. Mas este ajuda bastante ^^

SilverBallerina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tatiana Moreira disse...

comome viciei completamente neste livro *.* tinha exame no diaa seguir e opa.. .não o consegui largar :X

Blog Widget by LinkWithin