segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Amanhecer - Crítica

(Fotografia tirada por mim)


Aviso: Esta crítica contém spoilers.


Este é o último livro da saga “Luz e Escuridão”, o que me faz ver, ainda mais, que Stephenie ainda está um bocadinho “verde” no mundo da escrita. Não estou a dizer que ela escreve mal, nada disso. Estou a dizer que ainda tem muitos aspectos a melhorar, como por exemplo, a descrição de algumas cenas.
Alguns fãs estavam mais expectantes por este livro especialmente pela parte das relações sexuais que ia existir entre Bella e Edward. Quando chegamos a essa parte no livro ficamos simplesmente desiludidos porque ela quase que nem sequer fala disso, passa completamente à frente. Não estou a pedir uma cena de descrição com todos os pormenores e isso tudo, mas acho que podia ter aprofundado um pouco mais o tema, visto que é bastante fora do normal ver-se um ser humano e um vampiro a terem relações sexuais. Sem qualquer tipo de descrição é um bocado complicado imaginar-se como é que se terá passado. Bem, para mim não foi complicado, confesso. Mas, mesmo assim, fiquei desiludida.
Também fiquei um bocadinho desapontada com o fim. Com uma história de amor como aquelas, com tantos obstáculos por ultrapassar, penso que o final não lhe fez justiça. Está demasiado simples. Estava à espera de algo maior, mais excitante.
No entanto, gostei bastante de o ler. Cheguei a ficar até às três da manhã a lê-lo porque, simplesmente, não conseguia parar. É um livro bastante apelativo e que nos agarra de uma maneira estrondosa. Também gostei, especialmente, de o livro estar dividido em três partes distintas. Assim é mais fácil compreender a história e outras coisas.

N.º de páginas: 753

Personagens Preferidas: Bella Swan (pela bela transformação que teve), Reneésme (pela originalidade da personagem), Edward (talvez porque sempre quis namorar com um vampiro) e Jasper (apesar de controlar as emoções dos outros, não conseguiu controlar as suas).

Nota de 0 a 10: 8/10 - Bom

Sara

11 comentários:

Jacqueline' disse...

Eu não gostei nada de Amanhecer, achei que tinha muitos momentos de acção parada e o final não correspondeu ao final que estava à espera para esta saga... Acho que o teria largado se não fosse o segundo livro com o Jacob... No entanto fiquei com a ideia que poderá ter continuação(surpreendentemente não sou a única) porque supostamente os Volturi iriam regressar...

Tiago Mendes disse...

Só li a crítica ao de leve, para não me «spoilar»! Mas, para dizer a verdade, li os dois primeiros volumes e não tenho vontade de comprar o terceiro. Parece que perdi a vontade na saga da luz e da escuridão. Tanto alarido por parte das adolescentes maluquinhas é o que dá: uma pessoa fica sem vontade! D:

fairybondage disse...

Eu por acaso gostei muito deste livro!!! lol Achei que o final na realidade foi muito previsivel!!! Muito soft!!! Mas já percebi que é uma caracteristica da escritora (li o "nómada" e aí fiz a ligação!!lol)Mas gosto muito da saga!! Acho que se lê com muita facilidade e diverte!!! O que para mim é fundamental!!! Quanto à tão esperada cena de sexo, esqueceram-se que a autora é mórmon???Nunca se iria alongar nas descrições!!!
Continuo a achr que da saga é o melhor livro, tem mais diversidade e a parte do Jacob é realmente muito bem pensada!!!

Mil beijinhos

Mariposa disse...

Foi o livro que mais gostei da saga Crepúsculo, porque teve mais acção do que os anteriores e porque muda a forma de contar a história quando mostra a perspectiva do Jacob. (Acho que a perspectiva "deles" é bem mais interessante que a de Bella - daí que aguardasse com alguma curiosidade a versão de Crepúsculo contada pelo Edward, que a autora começou a escrever e entretanto parou quando alguns capítulos foram parar à Internet...)
Quanto à cena da "primeira vez" entre Edward e Bella, confesso que me senti um bocado frustrada por ela não contar nada. Não queria saber pormenores, mas achei parvo ela passar os três livros anteriores a alertar para o perigo que o sexo entre os dois iria trazer e a falar-se sempre no assunto, para depois... nada. Blergh.
Gostei muito mais de ler o Nómada, sinceramente. Percebi uma maior evolução na escrita da autora e a história conseguiu agarrar-me muito mais.

Moderadores disse...

Ela não esta verde como você diz como o amigo lá em cima dise ela é mormom ela é mais acatada não hora de escrever
Ela sabe que o livro ia conquistar crianças a adolescetes e sendo mormom ela vai colocar cenas de sexo explicito???
Olha a steph é uma grande autora e a série é candidata a clasico da literatura
O final deixou a desejar mas a obra é otima e comentando a parte do Jacob Black digo que não gostei dela mas sem ela a gente ia ficar cem paginas no perfeito tédio da Bella sentada em um sofá tendo os ossos quebrados então acho que foi a melhor coisa a ser feita

SilverBallerina disse...

Pois é, mas cada um tem a sua opinião, e esta é a minha, tal como tu tens a tua :)

Anónimo disse...

Eu vou a cerca de metade do livro ... O certo é que gostei mesmo muito dos três livros da saga , lendo-os até às 5 da manhã porque simplesmente não conseguia parar . As histórias deixavam-me com os olhos focados das letras e a mente focada na minha imaginação . Porém o último livro da saga (Amanhecer) desiludiu-me mesmo muito . O livro deixa de ter piada ! Jacob além de sofrer constantemente com a personagem "Bella" , a história resume-se a "BELLA E EDWARD/EDWARD E BELA" ... O nascimento de um vampiro , ok ... talvez seja das partes mais facinantes . Mas o facto de Renesmee se tornar a impressao natural de Jacob , torna a história , por outras palavras "secante" e "previssível" .
Edward , torna-se de uma personagem adorada pelo público (ao longo das três sagas) , porém no último livro passa a ser uma personagem "chata" e "repetitiva" ... A escritora em questão poderia sugerir um final diferente ... (não resesti ler as últimas páginas , pois queria perceber se valia a pena ler o livro) ... Ela torna-se num vampiro ... O que o público esperava ... Teria muito mais piada por exemplo ... Bella transformar em vampira ... Os vulturi voltarem depois de tomaram conhecimento da existência de Renesmee e em torna de deixa-la viva Edward e Alice teriam de se juntar à destemida realeza vampiresca italiana , e Bella fugir por algum motivo indo ter com Jacob ... Além de ela levar consigo a sua bébe , formariam uma família ... Talvez quando Jacob deixa-se de ser Lobisomem e começa-se Bella morderia-o ...
São pequenos torbilhões de pequenas ideias ...
O certo é que de facto odeai este livro ...

Anónimo disse...

*troca
* e começa-se a envelhecer


desculpem pelos erros ...

Victor disse...

Saga "Luz e Escuridão" VTNC

Victor disse...

Gente, desculpe, é que aqui no Brasil se chama Saga Crepúsculo

SilverBallerina disse...

Estás desculpado, Vitor x)

Blog Widget by LinkWithin