sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O Pequeno Cavalo Branco - Crítica

Nome: O Pequeno Cavalo Branco
Autora: Elizabeth Goudge
Editora: Editorial Presença
Tradução: Maria Georgina Segurado
Páginas: 219
Sinopse: "Depois de ficar órfã, Maria Merryweather parte com a sua ama, Miss Heliotrope, para a Casa Senhorial de Moonacre, no Sudoeste de Inglaterra, pertencente ao seu primo, Sir Benjamin Merryweather. Assim que chega, sente, de imediato, uma enorme empatia com aquele lugar magnífico e também com os seus habitantes. No entanto, por de trás de toda a beleza e conforto, esconde-se uma grande tragédia. O Vale Moonacre está assombrado pela memória da Princesa da Lua e por um misterioso cavalo branco... Quem será a Princesa da Lua? E quem será esse misterioso cavalo branco? Irá Maria devolver ao Vale Moonacre a paz e a felicidade há tanto tempo perdidos?
Uma história encantadora, cheia de mistérios e aventuras, lendas e magia, humor e fantasia, galardoada com a Carnegie Medal pela Library Association em 1946. Elizabeth Goudge foi uma escritora bastante popular de romances para adultos e de livros fantásticos para crianças, que a colecção «Estrela do Mar» agora recupera através deste livro maravilhoso que é O Pequeno Cavalo Branco."


Tal como já se aperceberam, este é mais um livro para crianças - daqueles que me deram por volta de 2005 e que eu nunca cheguei a ler, por falta de motivação. Agora pego nestas pequenas obras e questiono-me como é que fui tão negligente.


Como quase todos os livros para crianças, este também tem um final feliz. Apesar de saber que os finais felizes não duram para sempre - o que não acontece no livro - não me poderei esquecer que a maior parte das crianças espera que assim seja. Então, apesar da falta de realismo nesta história, tentei encará-la como se fosse realmente uma criança.


A história é daquelas que, mesmo que ainda não tenhamos lido as próximas páginas, já sabemos o que vai acontecer. É bastante previsível, ou seja, não me surpreendeu em parte alguma. No entanto, a escrita de Elizabeth Goudge compensou bastante esse facto porque, apesar de ser um livro para crianças e ter todos os seus componentes, a sua escrita fluída e bela é um pouco mais complicada do que parece. Penso que muitas crianças teriam que ler este livro com um dicionário ao lado, visto que, até eu, tive dificuldade em percebes algumas palavras «caras».


Outra característica deste livro é que é totalmente cristão. Existe uma igreja, um Padre, missas, sermões, oferendas... Tudo o que se faz no mundo de hoje, como um cristão. E o que é que acontece àquelas pessoas que não fazem parte dessa religião ou, mesmo, não acreditam? Bem, penso que teriam de saltar certas partes do livro ou então lê-las sem lhes dar muita importância. Pelo menos, esta é a minha opinião.


Apesar de tudo, foi um livro bastante agradável de se ler. No início parecia um pouco... aborrecido. Daí ter demorado mais tempo a lê-lo. Mas a certa altura começou a tomar um ritmo muito mais entusiasmante.


Personagens preferidas: Robin, Loveday Minette, Velho Pároco, Digweed, Wrolf.


Nota: 6/10 - Agradável


Sara

3 comentários:

Anónimo disse...

Por favor, leiam algo do Douglas Marques e indiquem. Céus, como ele é bom. O melhor autor brasileiro hoje, sem dúvidas!
Aline.

Fernando disse...

Olá pes­soal do Lydo e Opinado, venho por este meio felicitar-​vos pelo exce­lente blog que aqui têm e informar-​vos que foi com todo o pra­zer que o vosso blog foi adi­ci­o­nado à barra late­ral de Outras Lei­tu­ras do recen­te­mente inau­gu­rado blog «O Tra­ves­são», pois blogs como este foram cer­ta­mente uma influên­cia à sua cri­a­ção, fica feito o con­vite para darem lá uma vista de olhos.

http://​otra​ves​sa​o​blog​.blogs​pot​.com

Abraço, Fer­nando

Fernando disse...

Olá pessoal do Lydo e Opinado, venho por este meio comunicar-vos que já se encontra disponivel no blog "O Travessão" a entrevista a Maria Araújo Lima,a autora do recém publicado thriller policial Anástasis!

Passem por lá e digam o que acharam.

Abraço, Fernando

Blog Widget by LinkWithin