quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O Despertar da Magia - Crítica

Primeiro que tudo, há que frisar que continuo a considerar George R. R. Martin como o meu escritor de fantasia favorito. E agora vou roubar uma citação do Tiago: "Quando pensamos em fantasia, pensamos em elfos, unicórnios, dragões, ogres..." Resumidamente, O Senhor dos Anéis. Mas quando se lê Martin toda essa ideia pré-concebida do que se resume a fantasia muda por completo. Continuo a adorar a maneira como ele escreve e todo o enredo em si. Continuo a adorar o mistério que ele costuma meter nos livros - até agora tem sido sempre assim. Com este livro apanhei alguns choques, pensando que ia perder as minhas personagens preferidas para sempre. Tenho uma espécie de trauma com Martin pois, a minha personagem favorita, morreu logo no primeiro livro. O mais engraçado é que também era uma das personagens principais. O que mais me agrada em Martin é a capacidade que ele tem de surpreender os leitores. Quem é que mata personagens principais? Só Martin, mesmo. Ainda por cima, logo no primeiro volume!
O Despertar da Magia ajudou-me também a adicionar sumo à minha laranja (mais uma expressão do Tiago) para escrever para o Nanowrimo. Especialmente, as descrições eróticas. No entanto, só houve uma coisa que não me agradou muito neste livro: a descrição da guerra final. Tornou-se tão pormenorizada, que chegou a uma altura que eu me perdia a meio das frases e tinha que voltar atrás só para tentar conseguir imaginá-la. De resto, penso que está tudo perfeito, tal como Martin sempre o faz!
Adorei o facto de o livro começar com um capítulo de uma das minhas personagens favoritas, adorei a maneira como Sansa mudou e adorei, especialmente, um certo capítulo da Daenerys. A Song Of Ice And Fire (As Crónicas de Gelo e Fogo) é definitivamente uma saga que não podem perder! E nem acredito que, se não fosse o facto de ter conhecido o Tiago, talvez eu a tivesse perdido!


Páginas: 416


Personagens favoritas: Jon Snow (que bela prova de sangue frio!), Daenerys (a mãe do fogo que ainda é uma criança), Arya Stark (a sua coragem), Tyrion Lannister (o cérebro do reino).


Nota: 9/10 - Excelente


Sara

8 comentários:

Tiago Mendes disse...

Mal podes esperar pelo quinto! Vais-te passar!

SilverBallerina disse...

TIAGO, não me deixes mais curiosa ainda, por favor, senão ainda quebro o nosso pacto xD

E muda aquela coisinha ali do lado, se faz favor.
Maias: 656.

Jacqueline' disse...

Esta é uma saga obrigatória para o próximo ano... Estou maravilhada com a quantidade de críticas excelentes :)

SkyStorm disse...

E eu que ainda só tenho 2 cá em casa ._.

SilverBallerina disse...

SkyStorm, eu não tenho nenhum. O Tiago é que costuma emprestar-me os livros. Se eu fosse a comprar todos, gastava uma fortuna em livros (apesar de ser dinheiro bem empregue) :o

SkyStorm disse...

Eu também li muitos emprestados (olha para os do JRS). Mas como não sei de ninguém com quem consiga estar facilmente para me emprestar estes e já tenho alguns que arranjei por preços mais baratos... ok, pronto, são só desculpas. Eu gosto é de ter os meus próprios livros xD

SilverBallerina disse...

Ahah, eu também gosto :b Mas de vez em quando tem que se ceder ^^

mariana disse...

alguém me pode dizer quem é a personagem da capa???
Parece ser o bosque de winterfell.E deve ter haver ( o titulo) com a ligação de bran com os lobos, dos sonhos de lobo.. mas... é uma mulher..
Acho que está fora do contexto , esta capa.
só se é Meera

Blog Widget by LinkWithin