quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Herta Müller - Prémio Nobel da Literatura 2009


Foi divulgado há cerca de vinte minutos o nome do vencedor da edição deste ano do Prémio Nobel da Literatura. A escritora romena Herta Müller, de cinquenta e seis anos. Autora de vinte obras distintas, tem publicados em Portugal os livros O Homem é um Grande Faisão sobre a Terra e A Terra das Ameixas Verdes (ver capa no fim do post). No entanto, e ao que parece, ambos os livros estão indisponíveis no mercado.

Durante a atribuição do prémio, a Academia Sueca disse que a autora consegue «com a densidade da sua poesia e a franquesa da sua prosa, retratar o universo dos desapossados». A escritora poeta ganha, assim, um prémio monetário de aproximadamente 950.000 euros.

Pelo que vou conseguindo perceber ao ler aqui e ali na internet, esta escolha está a ser uma surpresa, visto que existiam candidatos que à partida eram mais referidos aquando dos prognósticos. AH, e ainda não foi desta que o Murakami venceu! Há-de ganhar, talvez para o ano....

Nunca li nada da autora, escusado será dizer. Não conhecia a sua existência sequer; aliás, eu quase nunca conheço os vencedores do Nobel! Mas agora que ganhou, não deve faltar muito até que Herta Müller veja publicados os seus livros em muito mais países - Portugal inclusivé.

Conheciam Herta Müller? Alguma vez leram alguma coisa dela? Quem, na vossa opinião, merecia ter ganho o Nobel? Fico à espera das vossas respostas!...

Tiago

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin