sexta-feira, 19 de junho de 2009

Marcada - Crítica/Sugestão

Já lá vão alguns meses desde que não coloco neste blog qualquer post da minha autoria. Peço mais uma vez desculpa por isso, dizendo que vou (mais uma vez) , tentar compensar a minha longa ausência. E nada melhor que começar com uma crítica mas também com uma sugestão literária. Agora que as férias
começaram para alguns, e algumas pausas são feitas durante estes meses de Verão, é a altura ideal para descansar e também ler alguns livros.



A crítica/sugestão que apresento é de um livro recente. Trata-se de "Marcada" , escrito por P.C Cast e Kristin Cast, mãe e filha. Muitos acreditam que este livro é o próximo "Crepúsculo". Penso que isso não é verdade. A forma como a trama é desenvolvida, os acontecimentos demasiado rápidos, a própria estrutura da personagem principal não é estabelecida de forma a que no início faça sentido.

A história aborda essencialmente uma rapariga com dezasseis anos, Zoey Redbird, que de repente se vê marcada por um Caçador. Ao ficar com uma marca, ela é obrigada a transferir-se para uma escola, "A Casa da Noite" , onde vive todas as relações entre humanos: amizade, amor, traição, ciúme, inveja, etc...

Na minha opinião, apesar de alguns críticos conceituados apostarem em "Marcada" como a sucessão de "Crepúsculo", creio que não" encaixa" no estilo que Stephenie Meyer criou com a saga "Luz e Escuridão".

Quem já o leu ou tenciona ler, gostaria de saber a sua opinião, se concorda ou discorda, essencialmente a opinião sobre o livro.

Pontuação dada ao livro "Marcada": 6


(Patrícia)

5 comentários:

Tiago Mendes disse...

Bem, já tinha ouvido falar, mas sinceramente começo a ficar com os vampiros pela ponta dos cabelos... :P De repente, e provavelmente só por causa do sucesso de Crepúsculo, aparecem por todo o lado livros e mais livros que vão explorar exaustivamente o mesmo tema. Satura um pouco, e talvez seja por isso que nem sequer tenha experimentado ler... fico à espera da opinião de mais pessoas... mas mesmo assim não sei se será suficiente para despertar interesse em mim.

Ainda bem que voltaste ao blog! :D

Tiago

Contos da MPB disse...

A Sinopse do livro é muito boa, a história é interessante, devido a convivencia de seres humanos com vampiros e essas coisas. Mas, sinceramente, eu espero que não seja nada parecido com "Crepusculo". Eu não li o livro, só vi o filme, o qual eu achei uma $%#¨@&#¨(censura :P) pois estragou todo o mundo dos vampiros.

Mas parece ser muito bom o livro. Estou tencionado a comprá-lo mês que vem.

Jacqueline' disse...

Li este livro e não achei que tivesse a ver com o Crepúsculo. Só dizem que é para vender mais. É um livros com vampiros, e com o sucesso de Crepusculo, as pessoas estão mais viradas para livros com os mesmos. Por incrivel que pareça, achei-o mais parecido com o Harry Potter :P.

Androide disse...

Bem, para dizer, eu gostei imenso do livro. Não tem nada a ver, e eu admito que agarrei o livro no Jumbo, porque achei que era mesmo um género de seuquência do Crespúsculo, mas depois de o olhar várias vezes, uma senhora com os seus sessenta anos, virou-se para mim e disse "Está a pensar em comprar essa livro?" ao qual eu respondi afirmativamente. Ela aí, depois de uma pausa, disse-me "O livro é giro. Mas não pense que é um género do Crespúsculo, porque eu já li a saga toda da Luz e Escuridão, e o Marcada, não tem nada a ver. Mas é giro, e então para a sua idade ainda deve ser melhor."
No entanto, comprei-o a achar que era parecido, e não. É totalmente diferente, e sinceramente, a seguir ao Crespúsculo, apaixonei-me por ele.
É uma pena a BANG! ainda não ter o próximo, Traída, ao qual eu ando louca a procura, mas que ainda não saiu.
Por isso, para mim, é uma boa aposta :)

Gosto do blog, beijinho.

Ana disse...

Antes de mais, excelente blog :D
Já li tanto a saga Luz e Escuridão quanto o marcada e concordo plenamente com o que se diz aqui em cima de que não tem nada a ver. E, contrariando as minhas expectativas do livro (porque pensava que, devido ao sucesso dO Crepúsculo, a maior parte dos livros de vampiros que saísse em seguida seriam cópias ranhosas do mesmo), acabei por gostar muito mais do que toda a saga Luz e Escuridão que, para mim, acaba horrivelmente.
E é realmente uma pena que em Portugal os livros demorem meses (às vezes anos!) a chegar. Nos EUA já saíram 5 volumes desta colecção enquanto que nós ainda estamos à espera do 2º, que sai dia 11 deste mês.
Seja como for, Marcada é um excelente livro, e recomendo a toda a gente que gosta de vampiros e cia :D

Ana xxx

Blog Widget by LinkWithin