Início do século XXI: plena idade do desenvolvimento tecnológico. Os computadores passam a estar presente em quase todo o lado. A tecnologia e a informática dominam quase tudo - o mercado dos livros e das leituras não escapa a esta onda.
Os e-books são, explicando de forma muito básica, textos que estão guardados não em papel, mas sim num ficheiro informático, e que consequentemente só podem ser lidos através de um computador, ou dispositivo preparado para transformar todos aqueles bytes de informação em letras; em texto; num "livro".
Aos poucos, cada vez mais livros vão sendo editados ao mesmo tempo tanto em formato de papel como em e-book, para agradar a todos os públicos. No entanto, a tendência actual vira-se cada vez mais para os computadores, e isso poderia levar a uma valorização dos mercados de e-books, e desvalorização das editoras em papel e dos livros!
O que acham deste tema? Digam a vossa opinião. Para ser sincero, isto assusta-me um pouco, porque para mim nada substitui o prazer de folhear as páginas de um livro, tê-lo nas mãos, vê-los na estante... para além de que é bastante cansativo para a vista estar sempre a olhar para ecrâns!
Tiago
4 comentários:
Concordo contigo... morte aos e-books! Viva o papel! E reciclado de preferência, não quero que me acusem de assassinar árvores.
Concordo Tiago e Leto... E-Books >.< Não gostava de ter um.
...e, j´agora, parabéns Leto.
Concordo contigo quando falas no 'prazer de folhear' quando se está a ler. Mas porque não podem coexistir as duas formas? Há livros que me emprestam e eu gosto tanto que acabo por compra-los. E outros que compro e acabo por me arrepender, porque não achei merecedor do dinheiro que dei por ele. Se os e-books fossem bem mais baratos, era uma boa hipótese. Compraria, lia e se me agradasse, compraria o livro. Assim, teria apenas livros que julgo realmente interessantes!..Why not?
Concordo quando se diz que não substitui o prazer de ter os livros nas mãos. Eu compro tantos livros que já nem tenho espaço para mais no meu quarto. Mas os e-books dão jeito quando temos de esperar imenso tempo para que alguns livros saiam cá em Portugal. E quando finalmente saem, alguns, diga-se de passagem, têm traduções horríveis. E, além disso, há muitas edições que nem sequer vêm parar ao nosso país mas que estão disponíveis na web. Então, porque não aproveitar?
Enviar um comentário