terça-feira, 21 de outubro de 2008

AVATAR - Crítica aquando a segunda leitura (Tiago)


Ora bem, hoje venho falar-vos de um livro de fantasia de um autor português, Frederico Duarte, chamado AVATAR. Este é o primeiro volume de uma saga de 7 (pelo menos é o número de livros que estão previstos), e cujo segundo estará prestes a sair, provavelemente durante o mês de Novembro.

Hoje acabei de o reler, e talvez tenha melhorado a minha opinião em relacção a alguns aspectos, aquando da primeira vez que o tinha feito. A história lê-se facilmente, não é nem muito superficial nem muito complexa. Centra-se à volta de uma rapariga lisboeta, Alexis, que de repente é levada para um outro mundo, e se vê defrontada com um cenário de guerra. Aos poucos vai descobrindo quem é, de facto, e qual é o seu papel no meio de tudo aquilo. Tudo isto com a ajuda dos seus companheiros de viagem, que a ajudam a chegar até Aurora (a capital do tal mundo).

Uma coisa positiva é a descrição das batalhas. São bem aprofundadas e centram-se em duelos individuais, para que se consiga ter uma ideia de cada duelo em si e não apenas do todo da guerra. Uma coisa negativa é que, a certa altura, torna-se um pouco aborrecido (eu sei que isto vai sair contraditório) a cada capítulo haver uma batalha/guerra. Ou seja, torna-se uma coisa quase sistemática, e isso tira um pouco da surpresa ao livro.

De resto, é um livro muito bom, simpático, que se lê bem, apesar das suas 460 páginas. Aconselho aos jovens (dos 11 aos 15 anos) que queiram experiementar Fantasia. :)

Nota (0/10): 6 [Agradável]

Personagens Preferidas: Fredisson (porque acho que no fundo é uma personagem com sentimentos) e Annya (porque gosto dela, simplesmente).

Tiago.

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin