segunda-feira, 26 de julho de 2010

Parabéns, Lydo!


Foi há dois anos que criei com a Patrícia este espaço dedicado aos livros, onde o nosso objectivo era colocarmos as críticas aos livros que íamos lendo, opinando-os e aprovando-os (ou não!). Mas ao longo deste nosso projecto o Lydo e Opinado tornou-se muito mais do que isso. Vamos falar de números, neste espaço dedicado a letras? Vamos. São sempre uma curiosidade que tenho prazer em ver!

Neste ano que passou tivémos mais de 27.000 visitas, a contrastar com as 4.000 que foram o total do primeiro ano... um aumento de quase 7 vezes! Em termos de páginas visualizadas, o número sobe a quase 40.000! Novamente, para se ter o ponto de comparação, no primeiro ano tivémos 6.000... este aumento no número de visitas não passa do resultado, muito bem-vindo, do esforço que empregámos em fazer dos posts mais diários, e, acima de tudo, da grande medida que tomámos: as entrevistas exclusivas.

Há um ano atrás orgulhavamo-nos da entrevista feita a Juliet Marillier. Um ano passado, acrescentamos à nossa já considerável lista de autores entrevistados José Rodrigues dos Santos, Frederico Duarte, Inês Botelho, Pedro Sena-Lino, Isabel Ricardo Amaral, e Diana Franco de Sousa. Não menos importantes, ainda, as entrevistas ao tradutor de George R. R. Martin, Jorge Candeias; e à recentemente criada e já tão apreciada pela crítica editora Ahab Edições!

São também as críticas o grande mote, provavelmente são o vento que fazem mover as hélices do moinho! Esforçamo-nos por uma crítica verdadeira e sincera, que não sejam tendenciosas para qualquer lado, e queremos sempre a maior das seriedades quando toca a aconselhar ou desaconselhar uma leitura... ao sermos três, eu, a Sara, e a Patrícia, asseguramos a diversidade de tipos de livros que vamos lendo... embora haja sempre alguns pontos comuns, como é o caso da fantasia!

Faz ainda hoje um ano que entrou no blog a colaboradora Sara! Há que admitir que existem ritmos diferentes e leitura, e o tempo não é igual para todos... entre outros motivos, a Patrícia tinha uma participação menos regular no blog, e a sua presença por aqui continua a ser, como devem perceber, um pouco arritmada. Nunca esteve, porém, em causa tirá-la da equipa. Para compensar na balança, digamos assim, decidimos convidar a Sara para nos ajudar, e neste ano deu para perceber que já teve tempo para se ambientar e afirmar! Aproveito para deixar um agradecimento muito grande às duas...

Existem momentos inacreditáveis na vida de um blog que infelizmente acontecem pelos piores motivos, mas não podia ainda deixar de referir este facto: no dia em que José Saramago morreu, e pelo Lydo e Opinado ter noticiado a tragédia assim que foi dado como última hora na televisão, tivémos 94 pessoas online ao mesmo tempo no blog, com as pesquisas a virem todas parar aqui, enquanto não existia mais informação em lado nenhum. Neste caso o provérbio foi mesmo ao contrário - há bens que vêm por muito mal.

Mas hoje, hoje é para mim um dia de festa! E para este novo ano já tenho mais ideias para renovar o blog, e ânimo para continuar com ele. Um grande obrigado a todos os visitantes - este aniversário também é vosso! Parabéns Lydo e Opinado!!!

Tiago

17 comentários:

Cris =) disse...

Parabéns!!!

N. Martins disse...

Muitos Parabéns! Continuem com o bom trabalho e com as boas ideias. :)

Ana C. Nunes disse...

Muitos parabéns e esperemos que continuem cá por muitos anos e sempre melhorando. (pois parar é morrer, certo?)

Crook disse...

Parabéns Lydo! ;)

Anónimo disse...

Parabéééééééns!!!

SilverBallerina disse...

Parabéns ao teu, nosso, blog! Vais ver que todos aquelas horas a sonhar alto enquanto caminhamos ainda vão dar algum resultado. Vais ver que, um dia destes, o blog ainda vai ser Maior :)

susemad disse...

Parabéns por estes dois anos literários! Continuem a desenvolver o bom trabalho que têm apresentado e também a refrescar este espaço com novas e diferentes publicações.
Cá estaremos para vos acompanhar! ;)

macy disse...

PARABÉNS!!!!!!!!!!
Continuem o excelente trabalho.
Bjocas
macy

Jojo disse...

Parabéns e continuem com o excelente trabalho!!!

Anaa disse...

muitos parabéns ao blog. Acompanho-o há poucos meses, no entanto já se tornou um dos meus blogs literários preferidos e penso que todas as mudanças levadas a cabo no blog e todo o esforço nele investido valeu muito a pena porque tornou-o excelente.

Leto of the Crows - Carina Portugal disse...

Muitos parabéns ^^

Diana Sousa disse...

Parabéns Lydo! :)

Nuno Chaves disse...

O Lydo e Opinado é quase um ponto de passagem obrigatório para quem quem gosta de ler... e procura criticas literárias (dentro do vosso género)sempre bastante esclarecedoras e muitas vezes como um incentivo para comprar este ou outro livro.
Não é o habitual blogue que se limita ao simples copy-Paste, sobre novidades editoriais, não se rege por esta ou aquela editora, e parece-me ser practicamente independente delas, com opiniões muito claras.
este blogue tem alma própria e segue lentamente na sua construção, que tem vindo a crescer a cada mes. (embora continue à espera do assunto prometido para este mes de Julho sobre o preço dos livros... :)
ao Tiago à Sara e à Patricia, os meus sinceros parabéns, sou presença practicamente diária, neste blogue que já não é só vosso, mas sim de todos aqueles que já não o dispensam.
Em meu nome e do blogue Página a Página, os meus sinceros parabéns por esta data tão importante, para este espaço.
bem hajam

Patrícia disse...

Parabéns (atrasados) Lydo e Opinado! É um grande blog!

ana disse...

Muitos parabéns, não só pelas vossas leituras, mas também (e arriscar-me-ia a dizer "principalmente") pelas vossas reflexões sobre o que leram!
Embora a leitura seja quase sempre um processo solitário, é óptimo poder partilhar com os outros as ideias e opiniões que nos são suscitadas pelas experiências e situações vividas pelas personagens ao longo das histórias que nós, leitores, também acabamos por viver.
Keep up the good work! :D

Unknown disse...

Desculpem lá o atraso mas mais vale tarde que nunca (o calor distrai-me ;)...
Como ia dizendo, PARABÉNS pelo vosso trabalho! É sempre um prazer ver jovens como vocês tão envolvidos nestas coisas da literatura. Num país tão medieval em termos culturais, num país onde vai fazendo um sistema de ensino que premeia a imbecilidade, é revigorante verificar que ainda há quem reme contra a maré.
Força nisso ;)

Jacqueline' disse...

Okay. Eu sei que já passou imenso tempo, mas enfim.

Parabéns, Lydo e Opinado. Acompanho-vos há um ano e tal, mas também notei que tiveram um enorme crescimento neste último. Bem merecido, por sinal. Gosto imenso de ler aquilo que escrevem e tenho encontrado aqui sugestões muito interessantes (Obrigada pelo Murakami). É sem dúvida, um dos blogs que mais sigo atentamente.

Continuem assim.

Blog Widget by LinkWithin