sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O que têm em comum a «Bang! 9» e o «Lydo e Opinado»?


É que o segundo é referido na primeira. É verdade! Já está nas FNAC's de todo o país o mais recente número da revista portuguesa de literatura fantástica, ficção científica e horror. Ontem fui buscar um exemplar, e folheei a revista em plena loja. Os meus olhos passando distraidamente os olhos pelas páginas. Até que umas letras pequenas me passaram pela vista, como se tivesse imaginado. Concentrei-me, e lá estava. Lá estava mesmo!



Na página 12, em pleno artigo histórico do escritor e professor universitário António de Macedo, uma nota "[30]" a seguir a um parágrafo que fala sobre a importância dos blogs literários hoje em dia:

«Penso todavia que neste momento o que está a contar com muita força em termos de crítica, tano especializada em FCF como generalizada, é o que se passa na Internet e a incomensurável abundância, sempre crescente, de sites e blogues que, cada vez mais, substituem e se sobrepõem à crítica literária em papel. Neles tem lugar, por entre as mais diversas reflexões crítico-literárias, uma atenção permanente à edição de livros e outras publicações, com resenhas e comentários diversificados, e bem estimulantes nalguns casos, à literatura portuguesa na área da FC e do Fantástico».

Na nota, o autor refere-se aos URL's de alguns blogs que encontrou. E segue-se uma lista de aproximadamente 20 blogues, dos quais o Lydo e Opinado é o 5º a ser referido! Como poderão imaginar, fiquei louco de alegria por ver, pela primeira vez, o nome do blog editado em algum lado - em papel! É muito bom poder ser reconhecido desta forma, no trabalho (quase 100% lazer) que temos vindo a efectuar ao longo dos últimos dois anos e meio.


Entre todos os outros blogs referidos, sou visitante assíduo da maioria deles, e fiquei contente por ver alguns nomes também presentes. Quanto à BANG!, vou lê-la integralmente ao longo da próxima semana, e depois darei a minha opinião completa, como, aliás, fiz com o número 8.

Tiago

2 comentários:

Carla Ribeiro disse...

Que interessante! Ainda não vi a revista (nem sei exactamente quando vou ter oportunidade de ver), mas é sempre bom ficar a saber destas coisas. :) Que bom! :)

Cat SaDiablo disse...

Que fixe! Parabéns! :D
o mais interessante é que esses blogs referidos são alguns dos que eu própria consulto há bastante tempo, e considero as suas opiniões bem mais valiosas que as críticas propriamente ditas em revistas e jornais. Já há bastante tempo que considero precisamente aquilo que o autor refere: os blogs e fóruns na internet substituem cada vez mais a crítica literária "oficial". As editoras começam a reparar nisso, mas ainda nem todas.

Blog Widget by LinkWithin