- Define o que se quer contar. Escreve algo que pode ser um pensamento, uma ideia, apenas uma frase. A partir daí, tenho a certeza que a imaginação iniciará um projecto construtivo.
- Ter muita persistência. Muitas vezes vão olhar para o que escreveram e achar que não está nada bem. As frases estão mal construídas, as ideias mal desenvolvidas, há um retrocesso no projecto construtivo. É nessas alturas que uma segunda opinião, (ou até uma terceira) , ajudarão a uma melhor reflexão e progressão na actividade.
Nove passos para utilizar um bom Português:
- Escreve de forma informal; utiliza uma linguagem a que todos tenham acesso.
- Evita frases compridas; no entanto, que tenham uma boa estrutura frásica.
- Tenta ser criativo; faz com que a história desenvolvida seja interessante tanto aos teus olhos, como aos olhos dos leitores.
- Faz perguntas aos leitores; muitas vezes parar para avaliar qualquer atitude ou reacção, é sinal que a história é envolvente.
- Cria situações de suspense; um cenário arriscado é sempre bom para dar ritmo.
- Escreve com humor; quando alguma situação é criada e pode ser utilizada uma deixa humorística, engloba-a dentro do teu projecto criativo.
- Tenta manter um ritmo estável do princípio ao fim.
- Faz com que o leitor sinta o que está escrito; é importante que o leitor se identifique.
- E por último, ter uma atenção especial com a pontuação. O que vai, sem qualquer dúvida, influenciar os restantes oito passos.
(Todas estas informações foram retiradas do site: http://www.editarumlivro.com/como_editar.html . O texto é inteiramente da minha autoria excepto os "Dez passos para utilizar um bom Português". )
Patrícia
3 comentários:
Na verdade, escrever um livro não é uma tarefa fácil, mas é gratificante. Falo por experiência própria. Durante muitos anos tentava, em vão, terminar as minhas histórias. Acontecia-me exactamente aquilo que referiste no segundo ponto: ia a olhar para o que tinha feito, e não gostava. Achava que não estava de acordo com o que queria. Mas descobri que, comigo, não resultam segundas opiniões - não enquanto não acabo de escrever toda a história. Só no fim a posso mostrar a alguém. Cada pessoa tem as suas manias... :)
E pronto: agora que terminei o Preso, já me sinto com mais confiança a escrever. Já tenho o apoio de pensar "já acebei uma, posso acabar outra". E parece que desde então as coisas têm corrido muito melhor. A taxa de desistência desceu de 100% para 0! xD
*
E essas dicas estão muito correctas ^^ Pelo menos quando se estima a um romance.
pois estao..penso que vi tambem uma dica noo site da editorial caminho
Enviar um comentário