quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O Senhor dos Anéis: As Duas Torres - Crítica


Nome: O Senhor dos Anéis - As Duas Torres
Autor: J. R. R. Tolkien
Editora: Publicações Europa - América
Tradução: Fernanda Pinto Rodrigues
Páginas: 385
Sinopse: "No anterior volume desta trilogia, A Irmandade do Anel, o leitor travou conhecimento com alguns estranhos e simpáticos personagens que povoam o mundo que Tolkien construiu: Frodo, Gandalf, Pippin, Aragorn, Boromir, para citar apenas alguns. Através deles ficou também a conhecer algumas espécies bizarras a viver em terras imaginárias: os hobbits, os orcs, os elfos, os anões. E acompanhou certamente todas as peripécias que se passaram à volta do misterioso anel de que Frodo era possuidor. Os perigos por que passaram para subtrair o anel às mãos cobiçosas dos inimigos, os trabalhos em que se viram envolvidos para conseguir o seu intento culminaram com a fuga e o desaparecimento de Frodo e a dispersão dos seus companheiros. Esta segunda parte, As Duas Torres, conta o que aconteceu a cada um dos membros da Irmandade do Anel, depois de o grupo se ter desfeito e até ao advento da Grande Escuridão e à eclosão da Guerra do Anel, que será contada na terceira e última parte."

Antes de mais, espero que tenham tido um Bom Natal e que este novo ano de 2012 vos reserve muitas coisas boas. Foi devido a todas estas festividades que só agora terminei este livro. Quando o comecei, estava um pouco reticente. Várias pessoas me disseram que este era o mais fraco da trilogia e que o filme o complementava bastante bem; disseram também que era aborrecido e difícil de ler. Eu não achei nenhuma destas coisas. Em primeiro lugar, o segundo filme sempre foi aquele que menos gostei; o mesmo não posso dizer deste livro. Na minha opinião, está muito melhor concebido que o primeiro volume, em que tudo parecia ainda um pouco verde e, por diversas vezes, artificial. Falo dos perigos e das amizades, que nem sempre pareciam assim tão assustadores ou tão fortes, respectivamente. Neste volume, essas duas coisas são muito mais desenvolvidas e focadas.

Comecemos pelas amizades, então. Até metade do livro acompanhamos Aragorn e o resto da Irmandade que foram em busca de Merry e Pippin. Nesse clima de perseguição, vários laços vão-se fortalecendo e, mais tarde, vêem o seu caminho desviado para outra missão: ajudar na guerra de Rohan. É aqui que conhecemos uma das minhas personagens favoritas, o rei Théoden. A partir daí, muitos perigos avizinham-se no caminho da Irmandade. A pouco e pouco encontram parceiros perdidos e maravilhas que jamais julgavam existir. Foi no meio de todo este ambiente e descrições que eu fiquei maravilhada. Foi, especialmente, quando conheci os Ents que fiquei colada à história.

Seguidamente, avancemos para os perigos. Na outra metade do livro, acompanhamos Frodo e Sam na sua busca dos Montes da Condenação. Inesperadamente, acabam por acolher um novo membro no grupo que vai causar desconfiança e insegurança; já para não falar em todos os perigos que correm ao passarem mesmo por baixo das barbas do inimigo. Foi durante este percurso que me afeiçoei ainda mais a Sam, o eterno companheiro de Frodo. Sempre fiel e persistente, ele demonstra-se uma personagem imprescindível nesta saga. A verdade é que, sem ele, Frodo não iria a parte nenhuma - a meu ver, claro. Mais uma vez, assistimos a um fortalecimento de amizade que supera tudo, incluindo os perigos mortais que acabam por viver.

Depois disto tudo - e de um final extremamente emocionante, pois dá vontade de pegar imediatamente no terceiro volume - como é que eu posso afirmar que o livro foi aborrecido?

Personagens favoritas: Frodo, Sam, Faramir, Théoden, Aragorn, Legolas, Gimli e outra que não posso revelar mesmo que a maior parte das pessoas já conheçam esta história.

Nota: 9/10 - Excelente

Sara

3 comentários:

Jojo disse...

Também não acho o segundo livro aborrecido! Foi o livro que me levou a gostar ainda mais de Tolkien. AS personagens crescem e com final fabuloso que nos deixa desejosos de ler o seguinte.

addle disse...

Para mim, este é o melhor livro da trilogia. Li-o em muito pouco tempo, comparado com o tempo que levei a ler o primeiro.
Em relação aos filmes, são todos bons, mas o melhor de todos é sem dúvida O Regresso do Rei (que até ganhou o Óscar de Melhor Filme).

عبده العمراوى disse...




شركة تنظيف منازل بسيهات
شركة مكافحة حشرات بسيهات
شركة تسليك مجارى بسيهات
شركة تنظيف بيوت بالجبيل
شركة تنظيف مجالس بالجبيل
شركة طيوب للمجارى بسيهات
شركة طيوب لتسليك المجارى بسيهات
شركة طيوب للمجارى بعنك
شركة طيوب لتسليك المجارى بعنك

Blog Widget by LinkWithin