quarta-feira, 24 de março de 2010

Novidade da Semana - Se Acordar Antes de Morrer

Título: Se Acordar Antes de Morrer
Autor: João Barreiros
Editora: Gailivro
Nº de Páginas: 512
Preço Editor: 17,90€

Sinopse: João Barreiros nesta colectânea de contos de ficção Científica portuguesa descreve-nos lugares imaginários, que se aproximam muito dos reais, onde tudo é negativo. O seu imaginário é sempre fracturante, onde a maior parte das vezes o herói ou o próprio mundo estão condenados à partida. O herói tem sempre uma falha essencial: a cupidez; a cegueira pessoal, política ou está envolvido numa situação em que dificilmente ele sairá ganhador. A tentativa de chocar o leitor é deliberada e propositada. Em alguns dos contos encontra-se a desconstrução subversiva de todos os mitos de infância (Pai Natal). Num dos contos que fazem parte desta colectânea “O Teste” revela-nos toda a sintomatologia psicossomática característica de um professor quando de manhã acorda e tem pela frente um dia que teima em ser longo desde que se levanta até chegar à escola. Finalmente chega e entrega os testes aos alunos que o consideram difícil. Perante tal reacção, José Esteves fica aterrorizado por causa da taxa de insucesso gigantesca que irá revelar-se o que implica uma visita de Inspector ou um processo disciplinar e uma suspensão das actividades lectivas por provada crueldade mental. E como se isso não bastasse, uma espera feita pelos alunos, algures, fora dos terrenos da escola.

Livro de contos do autor de ficção científica português João Barreiros, assim que ouvi falar dele há uns dias, e após ter lido a sinopse, cativou-me de imediato. Primeiro, porque alia a fantasia, à ficção científica e ao horror. O primeiro género gosto bastante; o segundo e o terceiro queria experimentar. Depois, porque é um livro de contos que, fugindo à regra, tem muitas páginas: 512. E isso deixa-me curioso. E por último, o exemplo dado na sinopse impressionou-me, e estou mais do que curioso em experimentar.

Não consegui encontrar uma data na qual o livro vai ser lançado, mas sei que será durante o mês de Abril. Por isso tratarei de estar atento e, quems abe, seja uma adquirição a fazer na Feira do Livro de Lisboa deste ano. Também ficaram curiosos/intrigados?

Tiago

2 comentários:

Patrícia disse...

Nunca li livros de ficção científica e também gostava de experimentar. De horror e de terror, não quero, para já, experimentar. Tenho medo de ter medo x)
Mas sim, fiquei curiosa. Estarei à espera e dar uma espreitadela.

SilverBallerina disse...

Fiquei imediatamente intrigada quando vi a capa do livro!

Blog Widget by LinkWithin